Márcio Bernardes Titulo
Artilheiros

Os três principais goleadores do Brasileiro do ano passado estão jogando em São Paulo.

Especial para o Diário
27/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Os três principais goleadores do Brasileiro do ano passado estão jogando em São Paulo. Kléber Pereira defendeu o Santos na última temporada. Washington veio do Fluminense para o Morumbi e Keirrison saiu do Coritiba e está reforçando o Palmeiras. Depois de duas rodadas de Paulistão percebe-se que os três vão se dar muito bem em seus clubes.

Até agora, a julgar pela performance deles, dá para ter uma noção de até onde poderão chegar. Washington estreou contra a Portuguesa e marcou dois gols. Kléber Pereira contabiliza três gols, dois contra o Guaratinguetá e um contra o Noroeste. Keirrison fez dois contra o Mogi Mirim e deixou enlouquecida a torcida do Palmeiras.

Sem pedantismos, o melhor futebol brasileiro está sendo jogado em São Paulo há algum tempo. Basta ver quem são os mais recentes campeões nacionais. Tivemos agradáveis exceções com boas equipes no Sul e o Cruzeiro. Fluminense e Flamengo também montaram bons times no ano passado, mas nada conquistaram.

Isso é muito pouco. O Brasil é um país-continental e poderia ter dezenas de grandes equipes. Precisaria para isso ter mais estrutura e ser levado mais a sério pelos cartolas. Levar a sério significa honestidade e isso todos sabemos não existir no comportamento de muita gente.

Taça São Paulo - Essa deve ter sido, possivelmente, a pior Taça São Paulo dos últimos tempos. Nem os veículos de comunicação se interessaram, como no passado, pela cobertura do evento.

Como se sabe, janeiro é um mês sem muitas atrações esportivas para emissoras de rádio e televisão que têm a necessidade de transmitir jogos para atender seus contratos com anunciantes. Apenas a televisões a cabo fizeram razoável cobertura, até porque elas têm espaço suficiente para transmitir vários jogos por dia.

O fracasso da Taça São Paulo deve-se ao inchaço de equipes provocado pela administração de Luiza Erundina, quando foi prefeita de São Paulo. Naquela época, para favorecer as cidades administradas pelo PT, tiraram os jogos da Capital, convidaram clubes desconhecidos, porém também de cidades brasileiras comandadas pelo partido. A partir daí, a Copinha chegou nesse quadro caótico de hoje.

A competição deve voltar à forma idealizada por Fábio Lazzari. E ser jogada exclusivamente em São Paulo. Inteligente e sensível às boas coisas, o secretário de Esportes de São Paulo, Walter Feldman, deve tirar da Federação Paulista a organização do evento, desinchar o número de times e provocar um maior interesse por parte do público.

Com medidas mais racionais, voltará a emoção da galera, serão atraídos mais patrocinadores e a Taça São Paulo atingirá seu objetivo: revelar talentos para o Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;