Política Titulo
‘Cão de muito dono morre de fome’, diz secretário de Ribeirão
Flávia Braz
Especial para o Diário
25/01/2006 | 08:25
Compartilhar notícia


O secretário de Obras e Serviços Urbanos de Ribeirão Pires, Aurélio Francisco Carpineli, que a partir de fevereiro será também o responsável pelas questões ambientais da cidade, afirmou nesta terça que a mudança de status da extinta Secretaria de Verde e Meio Ambiente (passou a ser gerência) vai agilizar os trabalhos. A decisão do prefeito Clóvis Volpi (PV) de extinguir secretarias foi criticada por expoentes do partido. “Precisamos trabalhar lado a lado. Centralizar é melhor. Mesmo porque acho que cachorro de muito dono acaba morrendo de fome”, diz o secretário”.

O acúmulo de responsabilidades parece não preocupá-lo. “Eu acredito que não haverá problemas. Nós teremos as pessoas certas no lugar certo. Mas se algo errado acontecer, eu grito”, afirma.

De acordo com Carpineli, a medida adotada pelo prefeito fará com que cerca de 40 funcionários passem a ocupar o atual prédio da Secretaria de Obras. Mas, segundo ele, o plano, a princípio, não é efetuar repasses de verbas de uma Pasta para outra. “Eu pretendo não ter que mudar nada, lógico. Por isso que perdemos um tempão elaborando o Orçamento, mas pode acontecer alguma coisa que me obrigue a alterar. Essa não é a pretensão. Acabou a verba de um lado, eu paro ali”, explica.

Embora passe a ser o responsável pelo Meio Ambiente, Carpineli terá um gerente para a setor, César Lombardi, até então secretário-adjunto da Pasta extinta.

Quando o extinção da Secretaria de Meio Ambiente vira para o lado político, o secretário diz que sua “função não é enfocar os problemas políticos”. “Essa parte eu não resolvo. Eu cuido dos problemas, sou técnico”.

Críticas – Nesta segunda, duas lideranças do PV fizeram observações negativas quanto à extinção da Pasta de Meio Ambiente. O presidente nacional do partido, José Luiz de França Penna, e o deputado federal Fernando Gabeira afirmaram que a extinção da Pasta vai na contramão da ideologia do PV. O deputado chegou a comparar a atitude de Volpi com a do presidente da Bolívia, Evo Morales, que extinguiu o Ministério do Índio mesmo sendo um. Segundo Penna, em tese, o que deveria acontecer é justamente o contrário, com as demais secretarias submetidas à do Meio Ambiente.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;