Esportes Titulo
Itália estreia contra o Paraguai sob desconfiança
Carlos Tadeu
Com Agências
14/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Chegou a hora da atual campeã do mundo entrar em campo. A Itália encara o Paraguai, hoje, às 15h30 (de Brasília), no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, pela primeira rodada do Grupo F.

A Azzurra, que mantém nove jogadores da campanha do tetracampeonato conquistado na Alemanha, em 2006, vem sendo questionada sobre o desempenho no Mundial da África. Para a imprensa italiana, é uma equipe envelhecida. Para o técnico Marcelo Lippi, experiente.

"O estado de ânimo é o melhor possível. Tenho enorme confiança e fé nesse time. Temos um grupo seguro, experiente e pronto para disputar uma grande Copa do Mundo", garantiu o comandante.

Ontem, após o treino de reconhecimento do gramado, o treinador italiano disse que a primeira partida da Copa é sempre importante e admitiu que o Paraguai pode ser considerado o adversário mais complicado da primeira fase.

"Sempre, desde que o mundo é mundo, a primeira partida é a mais importante. Não é a decisiva, mas é a mais importante", destacou.

"É ainda mais importante porque jogamos contra o Paraguai, nosso adversário mais difícil. Um bom time vai crescendo e melhora sua confiança, seu estado de ânimo, à medida em que passam as partidas. A equipe melhora se vence o primeiro jogo", declarou.

Lippi fez segredo sobre a escalação do time que enfrentará o Paraguai, e também não revelou o esquema tático para a partida.

"Amanhã (hoje), vamos decidir entre dois ou três esquemas táticos que já temos preparados. Quando chegamos a um Mundial, há apenas adversários fortes e para vencer uma seleção forte é preciso atacar e estar preparado para se defender", explicou o técnico da Itália, preocupado com o poder ofensivo do adversário, que conta com os artilheiros Valdez, Cardozo, Roque Santa Cruz e Lucas Barrios.

Uma coisa é certa. O meia Pirlo, principal articulador da equipe, treinou ontem pela primeira vez, desde que a Azzurra desembarcou na África do Sul, e não enfrenta os paraguaios. A expectativa é de que ele esteja pronto para o terceiro jogo, contra a Eslováquia.

Para surpreender, Paraguai pode ter três atacantes

O Paraguai está pronto para surpreender a Itália, no confronto de hoje, válido pela primeira rodada do Grupo F da Copa do Mundo.

A equipe treinou em período integral ontem, em Pietermaritzburg, onde a seleção está concentrada, e o técnico Gerardo Martino tem apenas uma dúvida no ataque:um dos jogadores mais famosos da equipe, Roque Santa Cruz, foi barrado por Nelson Haedo Valdez pela performance nos treinamentos, mas pode ser escalado em um esquema com três atacantes, com Lucas Barrios formando o trio ofensivo.

Óscar Cardozo, outro atacante, que se recupera de dores no tornozelo esquerdo, voltou a treinar com o grupo, e pode aparecer como surpresa.

"Há equipes que te permitem um erro e há equipes que, se você errar, te liquidam. A Itália é uma destas", declarou o treinador Gerardo Martino. O Paraguai deverá homenagear na estreia o atacante Salvador Cabañas, peça fundamental da equipe, que levou um tiro na cabeça em janeiro e segue em recuperação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;