Cultura & Lazer Titulo
'Bully' é filme sobre a transgressão juvenil
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
26/04/2003 | 17:08
Compartilhar notícia


Larry Clark trouxe as obsessões oitentistas de Gus Van Sant para o novo século. Seu antecessor trabalhava, em Drugstore Cowboy e Garotos de Programa, o ensejo desglamourizado da droga e da prostituição num país que inalava uma certa idolatria ao materialismo dos bens duráveis. Os anos 80 tiveram seus yuppies sim; mas tiveram também seus junkies, apontava Van Sant. Clark, com Bully, persegue os junkies (o termo já soa démodé) de agora.

Em cartaz no Cineclube DirecTV, Bully é o passo seguinte a Kids (1995). Desconsidere-se assim o frustrante Kids e os Profissionais (1998), também dirigido por Clark. O filme em cartaz enfoca a juventude, infinitamente mais transviada do que a geração James Dean, aproximadamente 17 anos, drogada, prostituída e perversa. E este último adjetivo importa, e muito, para Bully.

Baseado em fato verídico ocorrido em 1993 na Flórida, o longa vai além de Kids: trata os adolescentes como usuários, como prostitutos e, sobretudo, como criminosos. Bobby e Marty são dois amigos que vivem entre o surfe e a azaração, numa relação não muito harmoniosa. Bobby exerce um certo despotismo sobre o amigo ao humilhá-lo e fazer questão de oprimi-lo a seu belprazer, cabendo-lhe muito bem a alcunha de “bully” (em inglês, o covarde que aproveita a condição dos mais fracos para botar panca).

A solução para Marty virá por vias criminais, sugeridas por sua nova namorada. Os novos pixotes norte-americanos de Clark não só cheiram, não só fumam, não só transmitem aids. Eles agora matam também, e isso é um desvio e tanto na ainda curta carreira do cineasta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;