Setecidades Titulo Em Santo André
Semasa promete canalização do Guarará para novembro

Intervenções, que tiveram início em janeiro deste ano, estão 95% concluídas

Por Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
03/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


As obras para canalização de trecho do Córrego Guarará na Vila Rica, em Santo André, estão na fase de conclusão. As intervenções, que tiveram início em janeiro deste ano e estão previstas para ficarem prontas no início de novembro, estão sendo realizadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Ao todo, serão investidos R$ 2,3 milhões. 

O Semasa já executou 143 metros, cerca de 95% da obra, de intervenção que tem por objetivo regularizar o escoamento da água e reforçar a segurança das margens do Guarará no trecho.

O córrego, que margeia toda a Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, já tem mais de três quilômetros canalizados e atualmente a melhoria é realizada em trecho de 153 metros, serviço realizado em concreto armado, entre a Estrada da Cata Preta e o Residencial Vila Rica. A calha, que tem três metros de largura por dois e 2,50 metros de altura, não será tamponada. 

Além da canalização, o projeto do Semasa inclui a implantação de 517 metros de coletores-tronco de esgoto em PVC, de diâmetro entre 200 milímetros e 400 milímetros, desde a Estrada da Cata Preta até a Avenida Inconfidência Mineira, que vão ajudar a combater a poluição na bacia sanitária do Guarará.

De acordo com o superintendente do Semasa, Almir Cicote, a estimativa era finalizar a obra em janeiro, porém, o prazo foi antecipado para apressar o fim do despejo de esgoto do córrego. “A melhora na qualidade ambiental será nítida”, afirma. A estimativa é que pelo menos 20 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com a obra, “O projeto tem como alvo os moradores da região próxima do córrego, mas no fim será para toda a cidade.”

O prefeito Paulo Serra (PSDB) explica que o córrego também significava riscos para comerciantes e empresas instaladas naquela área, sobretudo em época de chuva. “Mais uma obra que estamos realizando para melhorar a infraestrutura de Santo André”, finaliza. 

UTINGA

A Prefeitura assinou ontem contrato para canalização de trecho do Córrego Utinga. As intervenções vão contemplar trecho de 400 metros do curso-d’água – entre a estrada de ferro e a Avenida dos Estados –, cujas margens serão recompostas. Serão investidos R$ 3,7 milhões, com recursos do programa federal Avançar Cidades e contrapartida municipal. A expectativa é a de que as obras tenham início em janeiro, com prazo de conclusão de seis meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;