Internacional Titulo
Carros vão pagar pedágio para entrar no Centro de Londres
Por Da AFP
19/09/2002 | 10:47
Compartilhar notícia


Para reduzir o tráfego automobilístico no Centro da cidade, objetivo do chamado "Dia sem automóveis" a ser realizado no próximo domingo, Londres optou por uma solução permanente tão inovadora quanto polêmica: um pedágio eletrônico, cujas rendas servirão para modernizar os transportes públicos decadentes.

A partir de 17 de fevereiro de 2003, automóveis, caminhões e caminhonetes terão de pagar uma entrada de cinco libras esterlinas por dia, cerca de oito dólares, salvo os finais de semana e os feriados, para poder circular pelo centro de Londres entre 7h e 18h30.

A idéia é simples, mas sua aplicação necessitará de uma estrutura logística sumamente complexa: mais de 200 câmaras sofisticadas estão sendo instaladas dentro da zona de pedágio. Conectadas a um computador central, no qual estão registradas as matrículas dos automóveis, serão encarregadas de verificar que os veículos que circulam no centro pagaram efetivamente o pedágio.

O prefeito de Londres, Ken Livingstone, espera, com esta medida, matar dois coelhos com uma só cajadada: diminuir o tráfego em 10 a 15% e arrecadar pelo menos 130 milhões de libras anuais, ou seja, 210 milhões de dólares.

Os inúmeros detratores do projeto classificam a decisão de "taxa para os ricos". Várias associações de bairro já apresentaram recurso ante a justiça, alegando que este sistema criará problemas de circulação nos arredores do centro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;