Nacional Titulo
Quatro ônibus sao queimados em Sao José dos Campos
Do Diário do Grande ABC
04/12/1999 | 13:46
Compartilhar notícia


A crise no transporte público em Sao José dos Campos, a 90 quilômetros de Sao Paulo, se transformou em conflito armado. nesta sexta-feira à noite grupos organizados incendiaram quatro ônibus das empresas concessionárias em diferentes pontos da cidade. Foi uma açoes coordenada. Os principais suspeitos sao os perueiros clandestinos, que abriram guerra às companhias de transporte. A situaçao é muito tensa.

De acordo com o porta-voz das empresas, Duarte Alves Marques, o prejuízo foi de R$ 450 mil. Todos os carros atingidos tinham menos de três anos de uso. Ele afirmou que tanto o prefeito Emanuel Fernandes (PSDB) como as direçoes das Polícias Civil e Militar sabiam que essa situaçao poderia ocorrer a qualquer momento e nenhuma medida preventiva foi tomada". Sempre sinalizávamos para as autoridades que isto iria ocorrer", comentou.

Os problemas ligados ao transporte coletivo vem se arrastando há vários meses. Segundo estimativas da Secretaria Municipal de Transportes, há 450 perueiros clandestinos trabalhando nas principais linhas em toda cidade. Depois de duas grandes manifestaçoes públicas ocorridas nas últimas semanas, promovidas por perueiros ilegais e pelos condutores de ônibus, que paralisaram toda regiao central, os fiscais passaram a apreender os veículos clandestinos e deter seus motoristas.

Ataques - Os ataques começaram por volta das 18 horas, no bairro Santa Inês, na zona leste da cidade. Um ônibus da viaçao Capital do Vale foi cercado por um grupo de mais de 20 homens que passaram a atacar o veículo com paus, pedras e bombas caseiras. O carro foi incendiado, mas o motorista conseguiu apagar o fogo. Os passageiros conseguiram sair e ninguém ficou ferido.

Cerca de duas horas mais tarde, outro ataque semelhante. Diversos homens armados com bombas aguardaram a chegada do coletivo da Viaçao Real no ponto final do bairro Jardim Imperial na zona sul. Os vidros foram quebrados e os agressores jogaram gasolina no interior do veículo, ateando fogo em seguida. Mesmo com a açao rápida dos bombeiros, a perda do ônibus foi total. Por volta das 22 horas aconteceu o terceiro ataque, na zona norte, no bairro Altos de Santana. Um ônibus da viaçao Sao Bento se encontrava estacionado no ponto final quando foi cercado por um grupo. Munidos com galoes de gasolina e revólveres, eles invadiram o veículo o incendiaram. O carro ficou totalmente destruído.

As 23 horas, na zona sul, nas proximidades do bairro Campo do Alemaes, uma das áreas mais violentas da cidade, aconteceu o outro ataque. Um dos incendiários chegou a ameaçar os funcionários da empresa Real com uma pistola. Os passageiros foram obrigados a descer do veículo e o coletivo foi destruído.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;