Setecidades Titulo Saúde
Ribeirão Pires inicia atendimento com acupuntura em UBS

Tratamento, feito com uso de agulhas, ajuda pacientes no alívio de dores crônicas e também na resolução de problemas respiratórios

Por Juliana Stern
Especial para o Diário
13/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Gabriel Mazzo/Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Pires


Ribeirão Pires incluiu o tratamento por acupuntura na rede pública de Saúde do município. Os atendimentos são realizados às segundas, quartas e quinta-feiras na UBS (Unidade Básica de Saúde) Centro e duram cinco minutos, o que faz com que a rede consiga atender, em média, 50 pacientes ao dia. ou 600 por mês. 

A acupuntura, ramo da medicina chinesa tradicional que consiste em introduzir agulhas em pontos específicos e precisos do corpo, é normalmente utilizada para amenizar sintomas de pacientes com dores crônicas e respiratórias, assim como tratar doenças psicológicas, de acordo com a fisioterapeuta especialista na prática Laila Figueiredo Pontes.

“O tratamento procura aliviar o sintoma principal, mas, por vezes, durante o atendimento, se descobre que a dor ou a doença que a pessoa busca tratar tem raiz em problemas emocionais, como ansiedade. A acupuntura ajuda nisso também”, afirma.

Segundo a Secretária de Saúde do município, Patrícia Freitas, a implementação da terapia alternativa na rede municipal vai ajudar na prevenção de emergências e irá promover maior qualidade de vida aos pacientes. “Com a acupuntura se evita que o paciente passe por situação de urgência, o que pode diminuir a demanda de unidades de pronto atendimento e até o consumo de remédios para dor”, enumera.

A copeira hospitalar Andreia Franco dos Santos, 34 anos, foi uma das primeiras atendidas ontem. “Nunca fiz (acupuntura), falam que é bom. Gostei da novidade, não conseguiria pagar por fora”, diz a paciente que sofre com hérnia de disco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;