Economia Titulo
Gol inicia vôos de baixo custo para o Uruguai
Da AFP
03/01/2006 | 17:26
Compartilhar notícia


A Gol anunciou nesta terça-feira o início de seus vôos de baixo custo para Montevidéu a partir das cidades de Porto Alegre e São Paulo.

"Viemos estimular a demanda e sacudir o mercado aeronáutico, como já fizemos no Brasil. Muitas pessoas que não viajavam de avião por motivos econômicos agora poderão fazê-lo pela Gol", disse o diretor de Mercado e Serviços, Tarcisio Gargioni, em entrevista à imprensa oferecida após chegar a Montevidéu no vôo inaugural.

Em janeiro, a Gol vai abrir ainda outros destinos: Assunção e as cidades argentinas de Córdoba e Rosário.

O objetivo da empresa, que vem registrando um crescimento vertiginoso desde sua criação, em janeiro de 2001, é "impulsionar os vôos de baixo custo por toda a América do Sul", disse Gargioni, depois de anunciar o preço de 124 dólares para viagens de ida e volta Montevidéu-Porto Alegre e de 222 dólares para Montevidéu-São Paulo.

"Queremos popularizar o transporte aéreo, incorporando ao mercado pessoas que até agora só viajavam de ônibus", insistiu Gargioni.

O diretor da Gol observou que a chegada da empresa em 2001 "mudou radicalmente a aviação comercial brasileira mediante a política de cortar radicalmente os custos, pondo em prática os conceitos de eficiência, simplicidade e tecnologia".

A aviação comercial tradicional oferece seus serviços "com uma perspectiva de primeira classe: conforto, sofisticação, vinhos franceses", enquanto que a Gol vende "eficiência e simplicidade", comentou.

O sistema utilizado para a venda de passagens é o chamado "ticket-less", mediante a reserva e aquisição pela internet. A empresa se define como "low cost, low fare" (baixo custo, preço baixo).

A Gol não vai abrir escritórios em Montevidéu: "nossa sede é um mostrador no aeroporto, em que tudo será informatizado e ali estará também nosso gerente local", explicou Gargioni.

Segundo ele, o objetivo da companhia aérea é transportar em 2006 35.000 passageiros nas rotas para Montevidéu, o que representa 12% do mercado.

Gargioni disse que em seus cinco anos de vida a Gol conquistou o segundo lugar no mercado brasileiro, com 29% do total de passagens, superado pela TAM (42%), mas acima da tradicional Varig, atualmente em crise.

A Gol tem 5.000 empregados e opera 40 aviões Boeing 737, realizando 420 vôos diários para 45 aeroportos.

A empresa, que assinou contrato com a Boeing para a aquisição de 101 aeronaves, afirma já ter transportado 35 milhões de passageiros, 10% dos quais subiu num avião pela primeira vez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;