Internacional Titulo
Japao lembra as vítimas da bomba atômica de Nagasaki
Por Do Diário do Grande ABC
09/08/2000 | 09:37
Compartilhar notícia


Cerca de 30.000 pessoas choraram esta quarta-feira em silêncio às 70.000 vítimas da explosao da bomba de plutônio 239 ``Fat Man' (homem gordo), lançada sobre Nagasaki (Leste do Japao) há exatamente 55 anos.

As 28.000 pessoas reunidas aos pés da Estátua da Paz, no centro de Nagasaki, guardaram um minuto de silêncio pelas vítimas às 11h02 locais (23h02 de terça-feira em Brasília), no momento exato em que a bomba foi lançada. Os sinos das igrejas foram o principal som ouvido na cidade portuária.

``As lembranças da bomba atômica continuam me perseguindo e às vezes nao posso dormir à noite', disse uma sobrevivente que visitava os túmulos de seus familiares mortos.

``O Japao deve reconhecer os erros cometidos durante a guerra e prevenir futuros ataques nucleares', afirmou o prefeito de Nagasaki, Iccho Ito, na declaraçao anual de Paz de Nagasaki.

``O governo do Japao deve enfrentar com firmeza seus atos do passado e abordar sinceramente as diferenças que continuam existindo entre o Japao e os cidadaos dos países que foram suas vítimas', disse.

Vários países asiáticos, como a China e a Coréia do Sul, consideram que o Japao nao assumiu completamente sua responsabilidade pela política colonial e militarista que praticou nas décadas de 30 e 40. O prefeito pediu aos países do Nordeste asiático que estabeleçam uma zona livre de armamento nuclear, aproveitando a oportunidade aberta pela cúpula celebrada entre Coréia do Norte e Coréia do Sul.

Em agosto de 1998, a Coréia do Norte disparou um míssil balístico Taeopodong-1, que sobrevoou o Japao antes de cair no Oceano Pacífico, violando os tratados internacionais em matéria nuclear e de mísseis.

O Primeiro-Ministro japonês, Yoshiro Mori, que assistiu à cerimônia, advertiu que ``o contexto internacional para a nao-proliferaçao se complica porque alguns países realizam testes nucleares'. Segundo ele, ``o caminho para a aboliçao dos armamentos nucleares continua sendo um trabalho muito árduo'.

O bombardeiro B-29, o ``Bock's Car', que abandonou a base norte-americana de Tinan, uma ilha do Pacífico, nas primeiras horas do dia da operaçao, lançou precipitadamente a bomba atômica sobre Nagasaki, pois voava com pouco combustível.

O ataque a Nagasaki aconteceu três dias depois que o bombardeiro ``Enola Gay' lançou a primeira bomba atômica sobre Hiroshima. A explosao arrasou essa cidade do Leste japonês, matando 140.000 pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;