Cultura & Lazer Titulo Agenda
Museus celebram a chegada da primavera

Programação especial promovida por instituto
contempla cinco das sete cidades da região

Por Vanessa Soares Oliveira
17/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Gabriel Mazzo/Divulgação


 Para celebrar o início da estação mais florida do ano – que começa na sexta-feira –, o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) realiza temporada cultural que acontece sempre em setembro, com objetivo de promover, divulgar e valorizar esses locais.

A 11ª edição da Primavera dos Museus será realizada de amanhã até domingo com o tema Museus e Suas Memórias. Este ano, conta com a participação de cinco das sete cidades do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, além de Ribeirão Pires, que está na programação pelo terceira vez consecutiva.

Fazer parte do evento significa que o município está atendendo os indicadores de patrimônios e de museus. Além disso, garante às instituições daqui mais visibilidade e credibilidade, porque mostra que estamos adotando estratégia de turismo cultural e de difusão do nosso acervo”, comemora Marcílio Duarte, diretor de patrimônio da cidade em conversa com o Diário.

Durante toda a temporada serão oferecidas mais de 2.500 ações em 900 instituições de todo o Brasil. Entre elas, estão visitas, palestras, oficinas e exposições. Além de aulas e outras atividades para alunos e professores do ensino municipal, Ribeirão Pires, por exemplo, apresenta as exposições permanentes Casa Ribeirão-Pirense, Memórias do Centro Alto, Ribeirão Histórico e Maquete Ferroviária Nos Tempos da Ferrovia e Ribeirão Pires – A Ferrovia e Sua História. Todas têm entrada gratuita.

Amanhã, às 19h, abre a programação a entrega do novo jardim do Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli, além da inauguração do Centro de Documentação Histórica Ribeiro dos Santos.

Mais informações sobre a programação de Ribeirão Pires e das demais cidades da região, incluindo os endereços de todos os museus participantes, estão disponíveis no site guiadaprogramacao.museus.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;