Memória Titulo
Na boa internet, a história da represa Billings

José Contreras, ambientalista e pesquisador, com raízes em São Bernardo, pesquisa a história de vida do engenheiro Asa White Kenney Billings

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/09/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


José Contreras (josecontreras@globo.com), ambientalista e pesquisador da memória, com raízes em São Bernardo, pesquisa a história de vida do engenheiro Asa White Kenney Billings (EUA 1876 - 1949). E traz essas preciosidades: cenários que antecedem a construção da Billings, no Grande ABC, entre São Paulo e o Litoral. De quebra, uma revista publicada em 1962 com a história de Billings em quadrinhos (Pioneiros; Ebal).

Contreras é diretor do MDV (Movimento em Defesa da Vida do Grande ABC) e autor do livro História Condensada da Represa Billings. Este seu novo trabalho sobre o engenheiro Billings pode ser visto, na íntegra, no Blog do Contreras.

José Contreras narra uma história didaticamente. E explica o significado das tubulações existentes entre o litoral e a cidade de São Paulo, cruzando o Grande ABC e vencendo o paredão rochoso da Serra do Mar. São as tubulações externas da Usina de Cubatão (Usina Henry Borden). Quase centenária, são reconhecidas até hoje como excepcional obra da engenharia brasileira. 

DO BLOG
1 - Asa White Kennedy Billings mexeu, literalmente, com a natureza do Grande ABC e São Paulo. Para gerar eletricidade, inverteu o curso do Rio Jurubatuba, atual canal do Rio Pinheiros - o rio que nasce em Paranapiacaba e seguia em direção ao Tietê; agora retorna de São Paulo para formar a Represa Billings.

2 - Durante o período em que Billings esteve no Brasil, entre 1922 e 1949, a geração de energia em São Paulo aumentou de 90 mil quilowatts para mais de 500 mil quilowatts.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 11 de setembro de 1981 

Manchete - CNBB vê acusações infundadas sobre a atuação da Igreja; padres do Grande ABC criticam o senador Jarbas Passarinho

Tragédia - Ônibus despenca em precipício de 150 metros no Km 48 da Via Anchieta com 28 mortes e 19 feridos. Reportagem de Luís Cláudio Marchesi e João Colovatti.

Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra - Delegacia de Polícia de Mauá fará policiamento noturno nas duas cidades.

Esportes - Nos Jogos Abertos de Ribeirão Preto, Santo André conquista o hexacampeonato em ciclismo; São Caetano, campeão feminino de xadrez.

Editorial - Do confronto, o que vale é resultado

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - É preciso nova cruzada contra a fome.

EM 11 DE SETEMBRO DE... 

1971 - Nikita Kruschev morre aos 77 anos em Moscou. Dirigiu a URSS de 1953 a 1964.

Trabalhadores

Nascem em 11 de setembro: 

1920 - Argemiro de Souza, de São Paulo. Operário da CBC. Residia à Rua Bélgica, 295, Parque das Nações.

1929 - José Gomes Rosa, da Bahia. Operário da IRFM. Residia à Rua Olga, 28.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIOS PAULISTAS 

Marabá Paulista. Elevado a município em 1954, quando se separa de Presidente Venceslau.

Itapuí. Elevado a município em 11 de setembro de 1913, quando se separa de Jaú.

HOJE 

Dia do Árbitro Esportivo, Dia da Lei da Imprensa e Dia do Cerrado.

SANTOS DO DIA

Dídimo, Diomedes, João Gabriel; Proto e Jacinto.

São João Gabriel Perboyre (França 1802 - China 1840). Sacerdote e missionário. Em missão na China, aprendeu a disfarçar-se de chinês, porque a presença de estrangeiros era proibida por lei. Estudou o idioma e os costumes e seguiu para ser missionário nas dioceses Ho-Nan e Hou-Pé. Entretanto foi denunciado e preso na perseguição de 1839. Permaneceu um ano no cativeiro, sofrendo torturas cruéis, até ser amarrado a uma cruz e estrangulado, no dia 11-9-1840.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .

FALECIMENTOS 

SANTO ANDRÉ

Sueo Mastsuzoe, 78. Natural do Japão. Dia 8. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção. 

SÃO BERNARDO

Geralda Assis Leite, 81. Natural de Ouro Fino (MG). Dia 6. Cemitério Jardim da Colina.

João Ferreira, 79. Natural de São João do Paraíso (MG). Dia 7. Cemitério do Baeta.

Ilton Martins da Costa, 78. Natural de Passos (MG)., Dia 6. Cemitério Jardim da Colina.

Alzira Correa de Carvalho, 64. Natural de Itamonte (MG). Dia 7. Cemitério Jardim da Colina.

Eugenio Gomes, 61. Natural de Álvares Machado (SP). Dia 7. Cemitério dos Casa. 

SÃO CAETANO

(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)

Inácia Silva Souza, 87. Natural de Caruaru (PE). Dia 6.

Emiliano Machado Costa, 83. Natural de João Pessoa (PB). Dia 30.

Palmyro Bianchi, 75. Natural de Ribeirão Preto (SP). Dia 1º.

Adão Cavalcante Araújo, 64. Natural de Tupã (SP). Dia 4. 

SÃO CAETANO

(Cemitério das Lágrimas)

Ercilia Maria da Conceição da Silva, 96. Natural de Correntes (PE). Dia 31.

Emília Maria de Souza, 81. Natural de Monte Santo (BA). Dia 3.

Luiz Ezaledo, 72. Natural de Santo Anastácio (SP).Dia 2.

Osmari Quezada, 56. Natural de São Caetano. Dia 4.

ARNALDO MENDES (Colombo)
(São Bernardo 27-9-1930 - 7-9-2011) 

O nome Colombo vem do futebol. Imortalizou o craque de Vila Baeta Neves. Os futebolistas históricos de São Bernardo lembram dele na ponta-esquerda dos profissionais do Palestra de São Bernardo (1951 e 1952) e na lateral-esquerda do seu clube do coração, o Vila Baeta Neves FC. Irmão do Lulu Mendes, outro craque da velha guarda local. Várias vezes presentes em Memória, ajudando na construção da nossa história.

Uma passagem completou na última semana 55 anos: Colombo defendeu a Seleção de São Bernardo, frente a Santo André, na preliminar de 7-9-1956 em que Pelé marcou seu primeiro gol como profissional, frente ao Corinthians andreense, no Estádio Américo Guazzelli.

Filho de Luiz e Máxima Mendes, irmão de Lulu e Acácio Mendes; casado com Hilda Bergamo; filhos: Hamilton (casado com Selma Pfeifer) e Magali (casada com José Roberto Trujilo). Netos: Arnaldo, Roberta, Paula e Daniele; bisnetos: Matheus, Livia, André e Maria Eduarda. Colombo partiu aos 80 anos. Está sepultado no Cemitério de Vila Euclides. A missa de 7º dia será celebrada terça-feira, às 19h, na Matriz de São José, em Vila Baeta Neves.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;