Esportes Titulo Ação
Inadimplência dos clubes pode parar o Campeonato Paulista

Sindicato dos jogadores exige na Justiça que FPF mostre documentos de quitação dos salários

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
09/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/Arquivo DGABC


Iniciado no fim de semana, o Campeonato Paulista pode ter desfecho diferente do habitual. O Sapesp (Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo) ajuizou ação civil pública na Justiça do Trabalho de Campinas exigindo que a FPF (Federação Paulista de Futebol) mostre os comprovantes de quitação de salários dos jogadores das temporadas 2015 e 2016, de acordo com o que exige a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. A entidade tem até o dia 9 de março, quando será realizada a audiência, para apresentar os documentos. Caso contrário, o Estadual pode ser paralisado.

“Não queremos chegar ao extremo de ter de interromper a competição, longe disso. Queremos apenas que os clubes honrem seus compromissos com os jogadores. Se forem apresentados todos os comprovantes de pagamento dos salários, morre o assunto. Se não, vamos ver qual será a decisão do juiz”, explicou o presidente do Sapesp, Rinaldo Martortelli.

Para pedir a paralisação, o sindicato vai se basear em artigo do regulamento do Campeonato Paulista, que prevê que o clube perca três pontos por partida em caso de inadimplência. Mesmo com inúmeras denúncias, o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) não aplicou a regra. Assim, a entidade pode pedir que o torneio seja parado até a regra ser cumprida.

A lista de clubes que, em algum momento, ficaram inadimplentes nos últimos dois anos é extensa e conta com Santos, Palmeiras e São Paulo. O Corinthians que, segundo apuração do Portal UOL, está com salários e férias atrasados, não está na relação. Dos times do Grande ABC, Santo André, São Bernardo FC, EC São Bernardo, Mauaense e São Caetano foram citados ao menos uma vez. Entre os clubes da elite constam denúncias contra Ponte Preta, Botafogo, Ferroviária e outros.

RETRATAÇÃO

Em nota enviada à imprensa na segunda-feira para explicar a ação na Justiça, o Sapesp deu a entender que o Santo André estava devendo aos jogadores que atuaram na Série A-2. Na ocasião, por problema de bloqueio de bens o Ramalhão realmente deixou de pagar os vencimentos, mas acertou tudo antes do término da competição.

Ontem o sindicato emitiu nota afirmando que “o EC Santo André recompôs sua estrutura e vem cumprindo rigorosamente os direitos dos atletas”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;