Internacional Titulo
Iraque pede à ONU que não repita erros da missão anterior
Da AFP
26/11/2002 | 10:53
Compartilhar notícia


O jornal governamental iraquiano Al-Jumhuriya pediu nesta terça-feira às Nações Unidas que levem em conta as lições da missão anterior para que os erros não sejam repetidos. No mesmo momento, especialistas da ONU estavam reunidos para preparar, em sigilo, a primeira inspeção em Bagdá.

A imprensa oficial de Bagdá, no entanto, não menciona nesta terça-feira a chegada, na véspera, dos especialistas da ONU.

O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed El Baradei, assegurou nesta terça-feira, no Cairo, que a nova missão de inspeção no Iraque não repetirá os erros da primeira missão da ONU, em declarações ao jornal egípico Al-Ahram um dia antes de seus colegas iniciarem as inspeções.

"O Conselho de Segurança da ONU dissolveu a Comissão Especial das Nações Unidas (Unscom) – primeira esquipe de inspetores - e criou a Comissão de Controle, Verificação e Inspeção da ONU (Cocovinu) para evitar abusos. Seus membros são funcionários da ONU, que deverão ser objetivos e neutros", declarou El Baradei.

A Unscom foi substituída em 1999 depois que alguns de seus membros foram acusados pelo Iraque de prestar serviços de espionagem para os Estados Unidos ou Israel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;