Economia Titulo
Malan diz que setor agrícola foi decisivo no controle da inflaçao
Por Do Diário do Grande ABC
09/12/1999 | 12:10
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Pedro Malan, iniciou seu discurso na Comissao de Agricultura da Câmara dos Deputados afirmando que o setor agrícola influenciou positivamente em três aspectos importantes no ano passado: no controle da inflaçao, no resultado positivo da balança comercial agrícola e na retomada da atividade econômica. De acordo com Malan, a safra de 82,4 milhoes de toneladas de graos colhidas no ano passado foi "decisiva para reverter as expectativas inflacionárias previstas no início do ano por analistas".

Malan lembrou também que no ano passado o superávit da balança agrícola brasileira foi de US$ 13,9 bilhoes. O ministro da Fazenda ressaltou que apesar da queda de 12% no valor das commodities no mercado internacional, nos primeiros dez meses deste ano, os produtores brasileiros conseguiram ampliar o volume exportado. Malan lembrou que houve um incremento de 42% nas exportaçoes de açúcar, 34% no café, 27% em carne, 9% em óleo de soja.

PIB - Para Malan, o PIB agrícola este ano deve fechar com crescimento positivo. Segundo ele, até o terceiro trimestre do ano o PIB agrícola já registrava uma taxa de crescimento de 6,1%. Malan reconheceu que os produtores têm enfrentado dificuldades no plantio da safra de verao 1999/2000 em conseqüência da alta dos preços de fertilizantes. Ainda assim, Malan lembrou que a queda no consumo desses produtos nao será tao acentuada como havia sido previsto por analistas no início do ano. O ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, que estáacompanhando Malan na audiência pública, lembrou que a retraçao na venda de insumos no mercado brasileiro deve ficar restrita a 5% em relaçao ao ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;