Internacional Titulo
Áustria rejeita intervenção da UE em conflito russo-ucraniano sobre gás
Da AFP
03/01/2006 | 16:30
Compartilhar notícia


O ministro da Economia austríaco, Martin Bartenstein, rejeitou nesta terça-feira a intervenção da União Européia (UE) no conflito entre a Rússia e a Ucrânia sobre o gás.

"Para nós, o problema deve ser resolvido de forma bilateral" através da negociação, declarou Bartenstein, cujo país ocupa desde 1º de janeiro a presidência rotativa da UE.

O contencioso sobre o preço do gás russo "deve ser solucionado" entre Kiev e Moscou, acrescentou.

O ministro austríaco explicou que "o vice-presidente da (empresa russa) Gazprom, Alexandre Medvedev, e um dirigente da (ucraniana) Naftogaz" expressarão suas opiniões a respeito da crise durante uma reunião de especialistas em energia da UE, nesta quarta-feira, em Bruxelas.

Bartenstein advertiu que "a confiança" na Rússia para fornecer gás à Europa "poderá ser seriamente afetada", referindo-se à redução do fornecimento em 40%, o que já afetou a Hungria.

Para a Áustria, "a primeira lição a ser aprendida é que é um fator negativo depender em 60% do gás russo que chega através de um só gasoduto", estimou.

O consórcio estatal russo Gazprom anunciou domingo que estava cortando o fornecimento de gás à Ucrânia por causa de uma desavença sobre o preço. Em seguida, acusou Kiev de "roubar" o gás que passa por seu território com destino à Europa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;