Setecidades Titulo
Imagens revelam crime no shopping
Artur Rodrigues e
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
25/01/2006 | 08:12
Compartilhar notícia


Imagens do circuito de câmeras ajudam a polícia a identificar os criminosos responsáveis pela morte de dois seguranças anteontem, durante tentativa de assalto à agência do Unibanco localizada dentro do Shopping Metrópole, em São Bernardo. Foram mortos os seguranças Marcio Viera do Nascimento, 26 anos, e Romualdo Franco de Godoy, 40. Os três homens presos durante caçada aos criminosos não foram identificados pelas testemunhas do incidente. A Polícia Civil espera agora, por meio de provas técnicas, como exame balístico, comprovar a participação de Altair de Moura Fagundes, 28, e Amarildo Moreira Pereira, 24, e de um menor de idade no crime.

A gravação mostra como a ação ousada dos bandidos acabou em tragédia. Dois criminosos, um vestido de terno, como um segurança, e outro disfarçado de policial militar, se preparam para o assalto do lado de fora da agência. O homem de terno dá o sinal. Passa a mão na cabeça. Do lado de dentro do banco, dois criminosos conversam em um balcão. Ao fundo, os três seguranças com os malotes. Eles saem. Um deles percebe a aproximação suspeita dos assaltantes posicionados fora do banco. Os criminosos são mais rápidos. Vão ao encontro dos seguranças e atiram para matar. Fogem sem levar os malotes, que não continham dinheiro, apenas envelopes de depósitos. Três homens caem no chão.

O único vivo, Luis Correia Filho, 26 anos, se arrasta para fora do campo de imagem das câmeras. Com um tiro na perna, foi encaminhado ao Pronto–Socorro Central de São Bernardo. Depois, transferido para o Hospital Nossa Senhora do Rosário, na capital. Passa bem.

Um dos suspeitos presos anteontem à noite teria semelhança com o do vídeo. Fato insuficiente para que ele seja autuado pelo crime. Os três permanecem presos, acusados de porte ilegal de armas. Foram encontrados por policiais do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) com um revólver calibre 38 e uma pistola 380 em um sobrado, em favela no sítio Bom Jesus. Dois têm passagem pela polícia: Altair Fagundes por roubo e Amarildo Pereira por furto. Policiais do Garra continuavam fazendo diligências em busca da quadrilha na noite de ontem. “Não vai ficar barato”, garante o delegado seccional de São Bernardo, Marco Antônio de Paula Santos.

Os dois clientes do shopping hospitalizados anteontem passam bem e já receberam alta.

O aposentado Sérvulo Couto Soares, 70, foi atingido de raspão por um tiro no braço. Morador da Vila Rosa, em São Bernardo, ele ia ao shopping se encontrar com a mulher, que trabalha como vendedora, quando foi baleado. “Não vi nada. Só me protegi”, conta. Desiludido, diz que não acredita estar seguro dentro ou fora do shopping. “Mas tenho que cuidar das minhas coisas, não vou ficar preso em casa”.

Segundo o Procon São Bernardo, o aposentado pode pedir indenização ao shopping, baseado no artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor. “O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação de danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços”, diz o texto do código. Por meio de nota, o shopping Metrópole afirmou que lamenta profundamente o ocorrido e que todas as providências necessárias foram tomadas na ocasião. O Unibanco reforça que nenhum cliente da agência foi atingido.

Na empresa de segurança patrimonial Sebival, ex-colegas dos seguranças mortos afirmam que há grande comoção. Romualdo de Godoy trabalhava no local desde 2002, era casado e tinha um filho. O outro segurança, Márcio Vieira, funcionário da Sebival desde 2004, era solteiro e conhecido pelo temperamento calmo.

O dia seguinte – O clima de apreensão continua no ar no Shopping Metrópole. Uma funcionária de uma loja de celulares que fica bem em frente ao Unibanco disse que não consegue olhar para o lado do banco. “Fazia dez minutos que eu tinha saído do caixa eletrônico. Estou muito assustada ainda. Poderia ter me machucado”, disse a atendente, que pediu para não ser identificada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;