Nacional Titulo
Prédio histórico da Light em SP reabre em novembro
Por Do Diário do Grande ABC
25/10/1999 | 15:11
Compartilhar notícia


Enquanto uns remam para trás, pensando em construir arranha-céus faraônicos e abrir novas pistas para o trânsito condenado da cidade, outros trabalham sério. No dia 17 de novembro será reaberto o antigo prédio da Light, no Viaduto do Chá, edifício neoclássico tombado pelo Condephaat que se integra ao esforço de recuperar o centro de Sao Paulo. É aquele prédio bonito ali perto do Teatro Municipal, à esquerda, na esquina.

Restaurado por um projeto de reciclagem arquitetônica de R$ 50 milhoes, o novíssimo Shopping Light ajudará a formar um corredor de revalorizaçao do centro histórico de Sao Paulo, até pouco tempo condenado ao abandono. O prédio, formalmente conhecido como Edifício Alexandre Mackenzie (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico), foi construído em 1929 e tombado em 1984.

Antiga sede da Eletropaulo, a reforma do prédio neoclássico obedeceu a um criterioso projeto de reconversao de uso, que incorporou em todo o processo as mais modernas tecnologias em "arquitetura de reciclagem", segundo a CEI, empresa que o administrará. Foram integralmente preservadas as características arquitetônicas internas e externas do prédio.

Com uma área de 15 mil metros quadrados, o Shopping Light também terá, a partir de abril, a inauguraçao de um centro cultural. O espaço destinado à cultura fica no 6º andar do prédio e ocupará entre 6% a 8% da área total do edifício. O prédio também ganhou uma construçao anexa de 10 mil metros quadrados, uma área que se integra à parte histórica.

Lojas - O shopping vai abrigar, entre outras coisas, uma praça de alimentaçao com 25 pontos gastronômicos e duas lojas-âncoras, uma delas com área de 6 mil metros quadrados. Quando concluído, o Shopping Light contará com aproximadamente 200 lojas.

Localizado em uma das esquinas mais movimentadas da cidade, onde transitam cerca de 1 milhao de pessoas por dia, o shopping desempenhará um papel importante na revitalizaçao do centro de Sao Paulo.

A conversao de prédios históricos de valor arquitetônico obedece a dois conceitos básicos: a conservaçao estática, que mantém o prédio com o uso original, e a preservaçao dinâmica, que representa a mudança ou a reciclagem do uso do imóvel, tecnologia defendida pela arquitetura moderna.

"Estruturalmente, o prédio estava perfeito", diz o advogado Paulo Emílio de Castro, diretor-superintendente da CEI Empreendimentos. Ele foi um dos mentores da idéia de transformar o antigo edifício da Eletropaulo em um shopping.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;