Internacional Titulo
Muçulmanos celebram ano novo islâmico
Por Do Diário do Grande ABC
17/04/1999 | 13:02
Compartilhar notícia


Milhoes de muçulmanos celebram neste sábado o Ano Novo islâmico, um feriado em muitos países árabes. No primeiro dia do ano 1420, ficam fechados bancos, escritórios governamentais e escolas. Na Jordânia, é proibido servir bebidas alcoólicas e os religiosos preparam um sermao especial, em que sao recitados versículos do Corao. No Egito, a celebraçao inclui excursoes de barco pelo rio Nilo e bailes com ritmos árabes.

Este ano, fixado segundo o calendário lunar, marca a ``migraçao' do profeta Maomé e seus seguidores entre Meca e Yatrib, depois conhecida como Medina, na Arábia Saudita, para fugir da perseguiçao religiosa. O fato ocorreu no ano 622 D.C. e Maomé o usou como ponto de referência para fixar todas as demais datas importantes. No ano 637 o califa Omar instituiu o Ano da Hégira como o primeiro ano da era islâmica. Segundo esse calendário, este sábado é o primeiro dia de Muharram, o primeiro mês do novo ano. Na maior parte do mundo árabe, é um feriado nacional, exceto na Arábia Saudita, Katar e Ira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;