Economia Titulo Previdência
Mulher quer se aposentar aos 58
Caio Prates e Thaís Restom
Do Portal Previdência Total
22/12/2014 | 07:05
Compartilhar notícia


As brasileiras sonham em se aposentar com 58 anos. Essa foi a revelação da pesquisa internacional da Mongeral Aegon Investimentos que entrevistou 16 mil pessoas em 15 países, sendo mil delas no Brasil. Em relação à média global, que é de 62 anos, a mulher brasileira quer se aposentar quatro anos mais cedo.

De acordo com o estudo, em todo mundo, as mulheres possuem expectativas diferentes em relação à idade para a aposentadoria. As brasileiras estão entre as que pretendem se aposentar mais cedo, com 58 anos, atrás da Turquia, 55 anos, e China, 53 anos. Nos Estados Unidos, essa expectativa sobe para 66 anos. Já as japonesas esperam se aposentar aos 61 anos. Essas variações têm o reflexo direto com a política previdenciária de cada país.

As diferenças entre os países também surgem quando o tema é a renda necessária para se sustentar na aposentadoria em relação aos ganhos na ativa. O Brasil se aproxima das expectativas da Europa Oriental: na Hungria as mulheres acreditam que é necessário ganhar 86% do salário atual; na Polônia este índice cai para 81%, enquanto por aqui as brasileiras acreditam que precisariam ganhar na aposentadoria 77% do que ganham na vida ativa.

Esse desejo cai em países de renda alta e industrializados, como Estados Unidos e Canadá, para 67% e 66%, respectivamente. A surpresa sobre essa expectativa vem de países emergentes como Turquia e China, que esperam precisar de menor percentual da renda atual em relação aos demais, em média 59% e 60%, respectivamente.

Outro ponto relevante do estudo é que as mulheres de todo mundo estão se preocupando em se planejar para a aposentadoria. Porém, segundo a Mongeral Aegon, apenas 10% delas se dizem muito bem preparadas, contra 23%, ou seja, mais do que o dobro, que se sentem muito despreparadas. Em relação aos obstáculos, a falta de dinheiro foi apontada como o principal empecilho para planejar a aposentadoria, na opinião de 67% das entrevistadas. Diante deste cenário, globalmente, 49% das mulheres não estão confiantes de que serão capazes de manter um nível de vida confortável ao se aposentar.

“As mulheres precisam ser incentivadas a planejar a sua independência financeira na aposentadoria desde jovens, rompendo com a tradição de depender de terceiros, como governo, empregadores e familiares. Elas têm uma realidade diferente no mercado de trabalho hoje, de acordo com os papéis que assumiram na sociedade, mas esse protagonismo também deve ser exercido quando o que está em questão é a independência financeira”, comenta Andrea Levy, assessor especial da Mongeral Aegon e estudioso dos impactos da longevidade na previdência.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;