Economia Titulo Recuperação
Febraban projeta variação positiva para o PIB 2009
Por
16/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Pesquisa divulgada ontem pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) mostra um quadro de recuperação de vários indicadores de atividades o que configura um cenário de "melhora moderada", segundo definiu o economista da entidade, Rubens Sardenberg.

Segundo a pesquisa, a projeção para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2009 finalmente retomou o terreno positivo após vários meses de projeções negativas do indicador.

A previsão dos economistas ouvidos pela Febraban é de uma variação de 0,02% em 2009 ante queda de 0,1% na pesquisa realizada em julho.

Para 2010 a projeção também melhorou, passando de 3,7% para 3,98%. "Essa variação incorpora apenas um pedaço de desempenho positivo do PIB no segundo trimestre (1,9% na margem). Mas vai na direção de um cenário mais positivo", afirma Sardenberg.

O economista destaca que a previsão para o crescimento do PIB de serviços sustenta essa expectativa mais positiva para a economia neste ano com previsão de crescimento de 2,1% em 2009 e 3,3% em 2010. Já o PIB industrial segue com projeção de queda de 3,9% este ano, mas com recuperação de 5,2% em 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;