Memória Titulo MEMÓRIA
Baraldi, Manoel Coelho. Na frente, a Goiás...
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Na Semana São Caetano, estamos no Centro Novo. Sim, porque antigamente o Centro era indicado como os arredores da Matriz Velha, no bairro Fundação. O crescimento fez com que a ‘urb’ – termo usado antigamente – vencesse a estrada de ferro no começo do século passado e apontasse em direção ao bairro Monte Alegre, que hoje nem tem esse nome. Nascia o que se pode chamar de Centro Novo, com ruas como estas da foto.

O repórter-fotográfico Ricardo Hernandes, em 1974, documentou a esquina das Ruas Baraldi e Manoel Coelho. Enviamos a imagem ao economista e historiador Narciso Ferrari, que identificou os pontos principais, fazendo um ‘ontem e hoje’. Com a palavra, pois, Narciso Ferrari.

À direita: 1) loja Três Irmãos Zetune, hoje loja Kalunga; 2) mercado Peg Fácil, hoje mercado Joanin; 3) duas lojas seguidas e na sequência o Cine Lido, que já foi Cine Urca; 4) o prédio de três andares ainda existe e é ocupado por vários setores de serviços, como consultórios médicos.

À esquerda: o prédio da Caixa Econômica Estadual; o edifício está preservado e é ocupado pela Construtora Horson (Braido e Nelson).

Seguindo em frente, avançamos para a Avenida Goiás.


Por um mausoléu

“Foram, aproximadamente, mil mortos na revolução, mas somente 634 devidamente identificados. Seus nomes e suas biografias estão no livro Cruzes Paulistas – os que tombaram em 1932 pela glória de servir São Paulo. A edição original é de 1936, como parte de uma campanha desenvolvida para a construção do monumento e do mausoléu hoje existentes no Ibirapuera”.
Cf. Geraldo Nunes, autor do artigo Revolução Constitucionalista, como entender, publicado no livro Para sempre 32 (Editora Matarazzo, 2016).


Santos do Dia

Afonso Maria de Ligório (Marianela, Nápoles, Itália, 1696 – Nocera dei Pagani, Campanha, Itália, 1787). Bispo e doutor da Igreja. Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor ou Padres Redentoristas.
Caridade
Esperança

Hoje

Dia Mundial da Amamentação
Dia do Cerealista
Dia do Selo Postal Brasileiro
Dia do Poeta de Literatura de Cordel

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 1º de agosto de 1986 - ano 29, edição nº 6200

MANCHETE – Fiesp propõe o descongelamento de 147 produtos congelados pelo Plano Cruzado, entre os quais carne, leite, fumo e os setores farmacêutico e automobilístico.

MEIO AMBIENTE – Poluição da Billings aumentou nos últimos dias e já afugenta comerciantes da área da represa em Riacho Grande.
Em foto de primeira página, assinada por Wilson Magão, uma paisagem fantasmagórica formada por espumas gigantes de poluentes.

SANTO ANDRÉ – Parque Central tem anteprojeto pronto. Ocupará área de 460 mil m² na Avenida Pereira Barreto. Um dos autores, o arquiteto José Prado Ribeiro, informava que o projeto definitivo dependia de detalhes.

Prefeito Newton Brandão inaugura a pavimentação da Estrada do Pedroso.

CINEMA – Heitor Capuzzo, de Santo André, lança o livro Cinema, a aventura do sonho.

SÃO BERNARDO – Sacolão central já funciona em novas instalações, à Rua Waldemar Campanha, quase esquina com a Rua dos Vianas.

Em 1º de agosto de...

1916 – Alberto Zamignani nasce na Fazenda Ermida, em Jundiaí, e vem para Santo André em 1933. Sindicalista e líder comunitário. Foi vereador em Mauá. Estimulou a criação da maioria das Sociedades Amigos de Santo André e a sua Federação, da qual foi presidente.
Guardamos uma fita-cassete em que entrevistamos o Sr. Zamignani em 2001 e da qual nos valemos para várias matérias e citações em livros.

1916 – Nasce, em São Simão (SP), Pedro Falaschi, lavrador, tintureiro, corretor de imóveis, autonomista e vereador em Diadema na primeira legislatura, cf. pesquisa do historiador Walter Carreiro.
A guerra. Do noticiário do <CF160>Estadão</CF>: vitória das tropas britânicas na África Oriental alemã.

1921 – Vereador André Reinhart, da Câmara Municipal de São Bernardo, apresenta indicação para que fosse paga ajuda de custo aos vereadores que reclamassem tal benefício, conforme legislação da época.


Municípios Paulistas

Aniversariam hoje: Bauru e Piracicaba.
Bauru foi elevado a município em 1º de agosto de 1896, pela lei estadual nº 428, quando se desmembrou de Lençóis Paulistas. O nome significa “Cesto de Frutas”.

Piracicaba adota como data de fundação o 1º de agosto de 1767. A elevação a município ocorre em 31 de outubro de 1821, com o nome de Vila Nova da Constituição. O nome Piracicaba foi adotado oficialmente em 1877, significando “Lugar em que o peixe para” e o slogan da cidade é “Noiva da Colina”. 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 1º de agosto: Arraias (TO), Caxias (MA), Formosa (GO) e Uruburetama (CE). Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;