Setecidades Titulo Memória
A criança, quantas vezes esquecida...
Ademir Medici
12/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“No Dia da Criança, nem tudo é festa no Grande ABC. A mais desenvolvida e rica região do País é também a que apresenta um dos mais elevados índices de mortalidade infantil, por desnutrição. E, também, a que apresenta grande defasagem escolar uma vez que a rede estudantil não acompanha o crescimento da população infantil.”

Cf. Diário, 12 de outubro de 1975, com o envolvimento de toda a Redação num roteiro de Hildebrando Pafundi e coordenação de Edison Motta.

 

Três histórias.Muitos exemplos

1 - Os marceneiros de São Bernardo aproveitavam tocos de madeira para fazer brinquedos. O Bazar Périgo, que existe desde 1940, vendeu piões enormes feitos na fábrica dos Stangorlini e que eram decorados pelo fundador do bazar, Alfredo Périgo (1904-1993).

Alguns piões comercializados foram pintados nas cores e com distintivos de times de futebol. O último pião foi comprado pela família Ceccato e hoje pertence ao estudante Pietro.

A mãe de Pietro, a professora Cintia Mora Teixeira Ceccato, ganhou da avó Dirce Júlia um estojo que foi feito pelo seu avô, o marceneiro Alfredo Teixeira, da fábrica Pelosini. E assim acontecia na velha São Bernardo, que chegou a ter perto de 200 indústrias de móveis. Cada marceneiro e entalhador produzindo brinquedos e objetos escolares que duravam por gerações - hoje verdadeiras relíquias.

2 - Em 1939, os irmãos Reinaldo Zamai e Orlando Zamai foram fotografados no campo do Cerâmica FC, em espaço depois ocupado pela fábrica e hoje pelo Shopping Cerâmica. Pesquisador Narciso Ferrari descobriu a imagem e conta: os vestiários eram as olarias da fábrica.

3 - Rede escolar de São Caetano ganhou um livro que conta a história da cidade, autoria da premiada Nereide Santa Rosa, com ilustrações de Roberta Giotto, fotos de Reginaldo Canhoni, edição da Fundação Pró-Memória. Fantástico. Obrigado, Sonia. Vou consultar sempre e guardar para o meu neto.

Mauá também lançou um livro com a história da cidade em forma de quadrinhos, roteiro de Ariel Bravo e ilustrações de Glauco Góes. E o Museu de Santo André deu vida a fotos e desenhos animados que mostram o antigo Centro da cidade.

E as demais cidades? É possível que tenham desenvolvido projetos semelhantes. Memória está aberta à divulgação. Nossas Crianças merecem.

 

Em 12 de outubro de...

1915 – O cidadão Francisco Berti estabelece em Santo André um serviço de mensageiros para atender a linha regional até São Paulo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘fracasso dos contra-ataques alemães às linhas anglo-francesas’.

 

Hoje

Dia da Criança

Dia do Descobrimento da América (523º ano)

Dia da Leitura

Dia do Engenheiro Agrônomo

Dia do Corretor de Seguros

Dia do Basquete

Dia do Mar

 

Diário há 30 anos

Sábado, 12 de outubro de 1985 - ano 28, nº 5953

MANCHETE – Justiça nega sequestro de bens em São Bernardo.

JOGOS ABERTOS – Santo André soma 124 pontos é já é tricampeã por antecipação.

POLÍCIA – Terror e morte no assalto a ônibus em São Caetano

 

Santos do dia

Nossa Senhora Aparecida. Quanto ao amor do nosso povo por Maria, em 1904 a imagem foi coroada, simbolizando a elevação da Senhora como eterna “Rainha do Brasil”, com todo o apoio popular. A coroa foi oferecida pela princesa Isabel. Foi também por aclamação popular e a pedido dos bispos brasileiros, que em 1930 o papa Pio XI proclamou solenemente Nossa Senhora Aparecida a “Padroeira Oficial do Brasil”. O dia de sua festa, 12 de outubro, desde 1988 é feriado nacional.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Evágrio

Prisciano

Serafim

 

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Guaraçai, Julio Mesquita, Lavínia, Nova Aliança, Presidente Bernardes, Três Fronteiras e Tupã.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;