Internacional Titulo
Países discutem acordo sobre Alca no México
Da AFP
11/01/2004 | 14:40
Compartilhar notícia


Os negociadores da declaração final da Cúpula de Monterrey, no México, afirmaram neste domingo que estão perto de chegar a um acordo sobre o parágrafo que envolve a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). A discussão deve enfatizar os objetivos sociais do processo de integração comercial e tentar um consenso entre a proposta dos Estados Unidos e a do Brasil.

"Confirma-se de fato a importância do comércio e também a declaração de Miami da reunião ministerial (de novembro passado). É simplesmente uma questão de ênfase nos conteúdos", explicou na madrugada deste domingo Carlos Jarque, do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), no final de uma maratona de negociações.

"Obviamente que o importante aqui é o reconhecimento do comércio como um motor para o crescimento de nossas economias, como uma fonte de criação de empregos e o que se busca é que os fluxos comerciais tenham um impacto positivo sobre a população, principalmente sobre os grupos marginalizados", acrescentou.

O Brasil deseja que a cúpula se concentre em temas sociais e que não incluísse nenhuma menção à Alca, alegando que não é o âmbito adequado para discuti-la. Os Estados Unidos, em compensação, desejam uma referência explícita e ao nível presidencial do compromisso de formar uma área de livre comércio no hemisfério a partir de 2005.

O projeto de declaração dá ênfase ao desenvolvimento social e à redução da pobreza, revelou o funcionário do BID. A posição do Brasil teve apoio da Venezuela, que até agora não deu o braço a torcer aos Estados Unidos.

O embaixador de Caracas junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), Jorge Valero, reconheceu que "há alguns países que estão tentando encontrar uma forma de tornar a menção à Alca mais light".

Mas disse que a Venezuela "colocou todo parágrafo entre colchetes (em suspenso) e o Brasil fez o mesmo até a parte que não inclui a data de 2005".

O presidente da cúpula, Miguel Harkim, subsecretário geral da diplomacia mexicana, vai realizar esforços neste domingo para tentar aproximar as partes, mas é possível que a decisão final fique nas mãos dos presidentes, adiantaram fontes diplomáticas.

A cúpula acontece nesta segunda-feira e terça-feira, com a presença de 34 chefes de Estado e de Governo, entre eles os presidentes George W. Bush (Estados Unidos), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Hugo Chávez (Venezuela).

Os diplomatas entrevistados afirmaram que ainda há outros três temas em discussão: o combate à corrupção, custos de remessas e prazos para diminuir os percentuais cobrados sobre os envios de dinheiro dos imigrantes e a proposta venezuelana de criar um fundo humanitário internacional, a qual os Estados Unidos e o Canadá se opõem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;