Na verdade, esta vinheta deu muita dor-de-cabeça até ficar pronta. E mesmo antes. É que, segundo Donner, Valéria tinha acabado de renovar contrato com a Globo quando soube que esperava outro filho. Numa madrugada, ele teve a idéia de criar uma Globeleza virtual. Mas achou que o projeto sairia caro demais. Ao mesmo tempo, surgiu um convite para Valéria desfilar numa escola de samba de Los Angeles, nos Estados Unidos. Em setembro, Donner embarcou com Valéria e aproveitou a viagem financiada pelo evento para iniciar, sigilosamente, a produção da vinheta.
O primeiro passo foi registrar todos os movimentos de Valéria Valenssa sambando no estúdio House of Moves – responsável pelos efeitos especiais do filme Titanic. A coreografia foi registrada por computadores e traduzida em cálculos matemáticos. Já no Brasil, a produtora Seagulls Fly baseou-se nas vinhetas antigas e num ensaio de nu de Valéria para reproduzir o corpo e o rosto da mulata.
Feito o estudo, Donner partiu para a modelagem tridimensional, chamada 3D. “O Brasil inteiro conhece cada pedacinho do corpo da Valéria. Se ficasse um tiquinho diferente, as pessoas notariam”, disse o artista gráfico.
Características de maquiagem, tons de pele, unha, mamilos, cor dos olhos, batom e cabelo foram recriados digitalmente. Todas estas etapas foram sobrepostas para que a vinheta chegasse ao seu formato final. “É muito engraçado me ver assim”, afirmou a modelo de 32 anos.
Ao reconstituir virtualmente o corpo da Globeleza, Hans Donner realizou, por tabela, o sonho dourado de qualquer mulher vaidosa: eternizar a beleza. Mesmo que nunca volte a exibir suas formas perfeitas após o segundo filho, Valéria Valenssa não tem do que reclamar. “Ela foi eternizada!”, disse Donner. Uma coisa, porém, o designer admite que não conseguiu fazer. “Não há tecnologia no mundo capaz de reproduzir o olhar e o sorriso da Valéria. É aí que está a alma de uma pessoa”, afirmou.
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