Esportes Titulo
Fifa debaterá tecnologia e pede desculpas à Inglaterra e México
Por Da AFP
29/06/2010 | 08:16
Compartilhar notícia


O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou nesta terça-feira em Johannesburgo que a organização abordará a questão da tecnologia na arbitragem, em uma reunião em julho em Gales, acrescentando que pediu perdão a Inglaterra e México pelos erros cometidos no domingo.

"Pessoalmente, lamento quando vemos erros de arbitragem evidentes, mas isso não é o final da competição nem o final do futebol, são coisas que podem acontecer", disse, indicando que o assunto será estudado, sobretudo, para evitar novas polêmicas com 'gols fantasmas'.

A Fifa reagiu dessa forma após o seu silêncio dos últimos dias ante a indignação de importantes setores do futebol, que pediam uma reconsideração de sua posição atual, que consiste em seguir confiando no fator humano. A reunião em que o tema será abordado será em Cardiff, nos dias 21 e 22 de julho.

Inglaterra e México, eliminados no domingo depois de perderem para a Alemanha (4-1) e Argentina (3-1), foram claramente prejudicados por dois erros de arbitragem, quando as partidas ainda não estavam definidas.

"Pedi desculpas às duas delegações afetadas. Entendo que não estejam felizes", disse Blatter em um encontro com jornalistas em Johannesburgo, onde quis dar as primeiras explicações em meio à polêmica, dando a entender que ambos os países haviam aceitado as desculpas.

Os ingleses se queixaram de que o árbitro Jorge Larrionda não validou uma jogada de Frank Lampard, após um chute que bateu no travessão e cruzou a linha do gol alemão, em um lance que teria deixado o placar em 2-2.

Em plena tempestade por este incidente, apenas algumas horas depois, a Argentina abriu caminho para a sua vitória sobre os astecas com um gol de Carlos Tevez, que tocou de cabeça a bola para o fundo das redes em uma jogada claramente irregular pelo impedimento do atacante argentino.

"Conversei com as duas federações (inglesa e mexicana) diretamente envolvidas nesses erros. Expressei minhas desculpas e entendo seu descontentamento e as críticas", ressaltou.

"Pedi perdão a Inglaterra e México. Os ingleses nos agradeceram (pelas desculpas) e aceitaram que algumas vezes se ganha e outras se perde, e os mexicanos assentiram com a cabeça e as aceitaram", explicou a autoridade máxima da Fifa.

No encontro da International Board em Gales (21 e 22 de julho), organismo de assessoria responsável pelas regras do esporte, serão estudados principalmente os assuntos relacionados a como evitar casos como o gol de Lampard.

"O futebol é um esporte que nunca para", disse Blatter, mostrando-se contrário à possibilidade de os jogos serem interrompidos com frequência. "Para situações como a da partida do México não precisamos da tecnologia", considerou.

Nos meses anteriores à Copa do Mundo, a International Board havia rejeitado dois sistemas para combater os 'gols fantasma'.

Neles eram utilizados câmeras e microchips na bola para acabar com as dúvidas se uma bola cruzou ou não a linha do gol, mas a última assembleia anual da International Board preferiu não considerá-los.

A Uefa testou este ano o sistema de cinco árbitros na Liga Europa, com dois juízes ao lado dos gols, mas a Fifa não adotou este método no Mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;