Setecidades Titulo
Estréia de ‘ABC dos Bairros’ atrai 5 mil
Paula Nunes
Do Diário do Grande ABC
03/04/2006 | 08:05
Compartilhar notícia


A primeira edição do ABC dos Bairros, promovida pelo Diário no Jardim Promissão, em Diadema, atraiu cinco mil pessoas, de acordo com a Guarda Civil Municipal. O projeto foi realizado em parceria com a Prefeitura e a estréia das atividades superou as expectativas dos organizadores. O dia ensolarado contribuiu para o sucesso do evento, que levou para a comunidade do bairro serviços de orientação nas áreas de saúde, meio ambiente e jurídica, mais atividades culturais e de lazer.

“Essas ações deveriam acontecer sempre. A gente entra em contato com as pessoas do bairro, com os vizinhos. Eu achei muito bom”, disse a moradora Anna de Oliveira Silva, 64, que aproveitava a ocasião para conhecer novas pessoas.

Entre as atrações que conseguiram maior receptividade do público presente, pode-se destacar o corte de cabelo oferecido pela Fundação Florestan Fernandes. Foram 157 pessoas que fizeram uma mudança no visual durante as sete horas de duração do evento, das 9h às 16h. “Este é um trabalho de cidadania, de melhoria da auto-estima das pessoas”, considera Vitalina Santana Santos, 41, presidente da fundação.

Outro serviço bastante requisitado foi a avaliação de acuidade visual, voltado às crianças entre 5 e 10 anos de idade. Um simples e eficiente exame da qualidade da visão que, de acordo com Hilda Bedia Gamotte, auxiliar de enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Promissão, funciona como triagem. “A maioria das crianças está com a visão boa, mas tem algumas que irão precisar de óculos. Então elas são encaminhadas para serem atendidas por um oftalmologista na UBS mais próxima de suas casas”, explica. A dona-de-casa Antonia Euziene da Silva, 42 anos, levou o filho de nove anos para fazer a avaliação. “Ele fez este exame uma vez, mas faz bastante tempo e é caro para fazer outro, custa uns R$ 20.”

A Polícia Civil contribuiu levando profissionais do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt de Diadema (IIRGD) que, junto ao Núcleo de Atendimento a População (NAP), tiraram primeiras-vias de cédulas de identidade e de carteiras de trabalho. “Fiz o RG das minhas duas filhas, uma de cinco e outra de 12 anos. A pequena também foi ver a vista e está tudo bem”, conta Rosicler Moura dos Santos, 37, que saía apressada para fazer o almoço e poder voltar ao evento à tarde.

Uma pequena sala de cinema foi montada próxima ao saguão onde a comunidade podia fazer o RG. Assim, ao invés de terem de esperar na fila, podiam ficar junto aos filhos assistindo desenhos até chegar a vez de serem atendidas. As mães também tiveram a oportunidade de descobrir que muitas das coisas que jogam no lixo podem ser transformadas em belas peças decorativas para casa, como porta-vasos de garrafas plásticas, cestos feitos com tampos de caixa de pizza e coador de café usados, e até bandejas de rolinhos de jornal. Tudo isso no Espaço de Reutilização de Materiais organizado pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Diadema.

A secretaria também montou estandes na rua onde recolheu materiais recicláveis e reutilizáveis, trocando-os por plantas ornamentais. Mais de 300 mudas foram distribuídas e cerca de 80 quilos de garrafas pet, latas de alumínio e papel foram coletadas.

Entre um serviço e outro, os pais podiam deixar seus filhos brincando na variedade de atrações voltadas à garotada. O território demarcado para as atrações preparadas pela Guarda Civil ficou cheio o dia inteiro. Lá, as crianças podiam desenhar, pintar, brincar com jogos de tabuleiro e brinquedos, participar de concursos e trocar armas de plástico por brindes, entre eles um exemplar do Diarinho, o suplemento infantil do Diário do Grande ABC. O grupo de teatro Galpão do Clã apresentou o espetáculo “Palhaço sem Concerto”.

O ABC dos Bairros está apenas começando. Ele quer levar estas e outras atrações a comunidades de 50 bairros das sete cidades da região durante todo o ano. A próxima parada será no sábado, dia 8, no Riacho Grande, em São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;