Economia Titulo
Sindicatos não aceitam plano de reestruturação da Alitalia
Da AFP
07/09/2004 | 15:24
Compartilhar notícia


Os sindicatos da companhia aérea Alitalia classificaram nesta terça-feira de "inaceitável" e "inquietante" o plano de resgate financeiro apresentado na noite de segunda-feira pela direção da empresa. Ele prevê a eliminação de 5. mil postos de trabalho dentro de dois anos.

Tal número foi anunciado pela Alitalia, que está à beira da falência, durante uma reunião na segunda-feira com os sindicatos, que devem aprovar o plano de recuperação da companhia até 15 de setembro. Os sindicatos do transporte aéreo vão se reunir nesta terça-feira em Roma para decidir a resposta para o programa de reestruturação da companhia.

O plano anunciado pela linha aérea italiana pretende poupar 315 milhões de euros (cerca de US$ 378 milhões) mediante a eliminação de 1.570 postos nas operações de vôo (450 pilotos, 1.050 aeromoças e 70 membros do pessoal de terra), bem como 1.440 empregos na manutenção e 900 para nas operações de terra – a Alitalia emprega um total de 20,7 mil pessoas.

Os sindicatos não receberam bem a proposta de dividir a empresa em duas partes: Alitalia Fly, que terá 8.500 empregados do pessoal de vôo e a Alitalia Service, com 8.000 trabalhadores do pessoal de terra. O presidente da Alitalia, Giancarlo Cimoli, estabeleceu o dia 15 de setembro como limite para receber o aval dos sindicatos para o plano de reativação industrial para o período 2005-2008, condição indispensável para obter um crédito de US$ 400 milhões de euros garantido pelo Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;