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Lojistas do Grande ABC também obtêm expansão em março
Por Hugo Cilo
e Isaías Dalle
Do Diário do Grande ABC
13/05/2005 | 08:30
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As vendas de Páscoa – que impulsionaram o varejo em todo o país em março – também foram responsáveis pelo crescimento das vendas do comércio varejista no Grande ABC, segundo as associações comerciais da região.

A alta mais modesta foi registrada em Mauá – expansão de 0,62% no mês em relação ao mesmo período do ano passado, nos cálculos da Aciam (Associação Comercial e Industrial de Mauá). O desempenho, no entanto, pode ter sido muito superior, segundo o presidente da entidade Marcos Soares. Isso porque o índice de crescimento leva em conta apenas o número de consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) para vendas a crediário, forma de pagamento que tem perdido espaço nos últimos anos para sistemas eletrônicos de pagamento, como cartões de crédito e débito.

"Tivemos em março um dos melhores resultados dos últimos anos quanto a vendas e faturamento. A Páscoa foi muito boa e seguiu o ritmo de crescimento do comércio da cidade, embora não possamos ainda quantificar esse desempenho além do número de consultas ao SPC", diz Soares.

No outro extremo do ranking regional, aparece São Caetano. O comércio varejista na cidade cresceu em março 5,2% em comparação à fevereiro, segundo balanço da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano). Na comparação direta entre março deste ano e o mesmo mês do ano passado, o resultado foi maior, de 20,75%.

Em Santo André, o volume de vendas do mês de março de 2005 superou em 2,7% o mesmo período de 2004. Na comparação com o fevereiro deste ano, as vendas cresceram 7,6%. Entre os dois primeiros trimestres, o de 2005 também registrou crescimento, de 7,6%. Para o gerente executivo da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Luís Antonio da Cruz, a pequena diferença na comparação entre março 2004-2005 deve-se ao "excepcional" desempenho registrado nesse mês, ano passado: "A injeção de dinheiro na região naquele período, devido ao reaquecimento da atividade econômica, foi muito grande", diz. Em Diadema, segundo a associação local, o crescimento de março deste ano foi de 25% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em São Bernardo, a associação comercial da cidade informou que não fechou os números de março, mas que o crescimento não deve ser grande, em função do desempenho "surpreendente" de fevereiro deste ano, que superou o do ano passado. "Nosso fevereiro foi até 11% superior em vendas que em 2004", avalia Valter Moura, presidente da entidade. Segundo ele, o fato de o Carnaval ter ocorrido no início do mês como que prolongou o período e fortaleceu o varejo.

Diadema e Ribeirão Pires também não têm números fechados de desempenho de vendas e faturamento em março em relação a fevereiro. O balanço deve ser divulgado nos próximos dias, segundo informaram as associações comerciais. O presidente da Acid (Associação Comercial e Industrial de Diadema) garante, no entanto, que as vendas no primeiro trimestre deste ano em relação a 2004 cresceu de 24% a 25%.

O método de pesquisa para apontar a performance do comércio na região é por meio dos serviços de consulta de cheques (Usecheque) e ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Essa prática, ao contrário da pesquisa do IBGE divulgada nesta quinta, não retira dos dados a influência dos fatores sazonais – março, por ser um mês mais longo que fevereiro, tende a apresentar resultados mais favoráveis. Pelo critério adotado, alguns números apresentados pelas associações comerciais apresentam diferenças de mais de dois dígitos.




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