Internacional Titulo Assunto encerrado
Quatro países se retiram do tratado de defesa da OEA
Por
06/06/2012 | 01:07
Compartilhar notícia


Venezuela, Bolívia, Equador e Nicarágua anunciaram ontem que estão se retirando de um tratado de defesa regional que remonta à época da Guerra Fria. "Nossos países tomaram a decisão de enterrar o que merece ser enterrado, de jogar no lixo o que não é mais útil", disse Ricardo Patiño, ministro das Relações Exteriores do Equador, em referência ao Tratado Interamericano de Assistência Recíproca.

 

Criado em 1947, o tratado nasceu sob a liderança dos EUA no início da Guerra Fria e foi considerado uma importante ferramenta com a qual Washington foi capaz de exercer influência sobre a América Latina até os anos 1980. O tratado prevê que os membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) têm de defender uns aos outros quando atacados por uma força externa.

 

O anúncio do desligamento das quatro nações foi feito em uma reunião da OEA em Washington. Esses países já haviam tido problemas com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, acusando-a de ser muito ligada aos EUA. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;