Internacional Titulo
EUA aumentam suas forças militares para eleição no Iraque
Da AFP
13/01/2005 | 16:30
Compartilhar notícia


O exército americano duplicou o número de helicópteros e acrescentou uma brigada extra a suas forças militares em uma zona de conflito no centro do Iraque. O objetivo é seguir pressionando os insurgentes, em uma tentativa de garantira a segurança da eleição do dia 30 de janeiro.

O general John Batiste prevê que o pleito se realizará com êxito em quatro províncias onde as forças operam - Salahuddin, Diyala, Tamim e a zona curda de Sulaimaniyah -, mas lembrou das dificuldades pela insegurança em duas cidades chaves. "Em Samarra e Bayji, ainda estamos trabalhando sobre alguns problemas", confessou.

Salahuddin é uma das quatro províncias onde o tenente-general, Thomas Metz, comandante americano número dois no Iraque, disse na semana passada que ainda não é seguro a realização de eleições. "Mais de 25 mil soldados, que incluem uma brigada extra e o do dobro de helicópteros, servirão de apoio", frisou.

"Trabalharemos com as forças de segurança iraquianas para assegurar de que tem sentido o que estão fazendo. Caso haja algo de errado, estaremos no local para aconselhar e orientar", ressaltou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;