Internacional Titulo
Mais um tufão se aproxima do Japão
Por Da AFP
25/10/2004 | 09:15
Compartilhar notícia


Um novo poderoso tufão, batizado Nock-ten, se aproxima pelo extremo sul do Japão e deve chegar no litoral de Okinawa sem a força dos recentes furacões, informou nesta segunda-feira o serviço de meteorologia nacional.

O Nock-ten chega uma semana depois da passagem do tufão Tokage (lagartixa), o mais devastador dos últimos 25 anos, que deixou 92 mortos e desaparecidos no sudoeste do arquipélago.

O Nock-ten (pássaro, em japonês), acompanhado de ventos de 145 km/h, passou nesta segunda-feira pela ilha de Taiwan, deixando pelo menos um desaparecido e dificultando os transportes marítimos, aéreos e ferroviários.

O fenômeno climático foi localizado na manhã desta segunda-feira a 80 quilômetros ao oeste da pequena ilha de Yonaguni, que integra o arquipélago de Okinawa, e se dirige para o noroeste a uma velocidade de 30 km/h.

Segundo o serviço meteorológico, o Nock-ten atingirá provavelmente a costa de Okinawa e depois passará ao sul da grande ilha meridional de Kyushu, antes de perder progressivamente sua potência, até quarta-feira. A princípio, o tufão não deve afetar os grandes centros urbanos do Japão.

O Nock-ten é 24º tufão a atingir a região nesta temporada (que conta com uma média de 28 tufões entre junho e outubro). O fenômeno surge após uma temporada excepcionalmente mortífera e instável, que deixou pelo menos 220 mortos e desaparecidos, além de grandes danos materiais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;