Cultura & Lazer Titulo
Napster vai recorrer de decisao judicial
Do Diário OnLine
27/07/2000 | 09:15
Compartilhar notícia


Os empresários responsáveis pelo site de MP3 Napster prometeram recorrer da decisao judicial que decretou o "fechamento" da página, acusada de violar os direitos autorais dos cantores. A polêmica sobre música on-line se agravou após uma reuniao entre profissionais da área, que se sentem lesados cada vez que os internautas capturam uma de suas cançoes da rede mundial de computadores.

Segundo os responsáveis pela página, os usuários nao estao violando as leis de direito autoral, porque eles simplesmente usam a página para trocar músicas entre eles, sem interesses comerciais.

Os representantes da indústria musical garantem que o Napster já provocou prejuízos na casa de US$ 300 milhoes.

A decisao de destruir a página foi tomada na quarta-feira por um juiz de Sao Francisco, que acatou um pedido da associaçao da indústria fonográfica americana. Após o anúncio, o site ficou congestionado devido ao grande número de acessos de usuários, que tentavam capturar as últimas músicas. A página deve sair do ar à 0h de sexta-feira (hora local), 4h de Brasília.

Além de acabar com a página, os responsáveis pelo Napster terao que pagar uma multa de indenizaçao no valor de US$ 5 milhoes.

Pesquisa - Uma pesquisa realizada pela Jupiter Communications comprovou que os usuários de sites MP3 apresentam a maior probabilidade de comprar CDs. A pesquisa revela que as pessoas que utilizam o Napster e outros sites do tipo estao 45% mais aptos a comprar CDs do que os nao-usuários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;