Setecidades Titulo Vestibular
Vestibulandos buscam informações sobre cursos
Fábio Munhoz
do Diário do Grande ABC
21/11/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


Entre as principais dificuldades dos estudantes na hora de escolher uma carreira estão a falta de informações sobre o mercado de trabalho e a grade curricular do curso pretendido. Em evento realizado ontem na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), os vestibulandos manifestaram que temem o erro no momento da decisão e a possibilidade de arrependimento.

O estudante do segundo ano do Ensino Médio Yago Soares, 16, é um dos indecisos. Ele tem dois cursos em mente: Publicidade e Arquitetura. "São bem diferentes. Estou aqui em busca de esclarecimento. Não quero tomar a decisão errada e ter de trancar minha matrícula depois", ponderou.

Colega de Yago, o estudante Leandro Temóteo da Silva, 16, está na dúvida entre História e Comunicação Social. "O que me interessa é a carreira de historiador, mas essa profissão não é reconhecida no País", disse. Leandro afirmou que não pretende trabalhar como professor da disciplina. "Tenho dúvida sobre o que fazer após o curso, se vou gostar das matérias. Quanto mais informações buscar, mais certeza terei."

O organizador do evento, o pró-reitor de Extensão da USCS, Joaquim Freire, sugere aos jovens em busca de um curso superior que tentem identificar suas afinidades. "Para tomar a decisão com mais segurança, é preciso, não só conhecer o mercado de trabalho, mas ter claro como pretende construir seu projeto de vida."

Prática

Durante o evento na universidade foram realizados diversos serviços ligados à área da saúde, como entrevistas com nutricionistas e exames clínicos básicos. A gestora do curso de Nutrição da USCS, Gláucia Braggion, avalia que as demonstrações práticas auxiliam na hora da escolha. "Muitas pessoas têm uma visão errônea sobre a área da saúde. Dessa forma, é possível ver o que os profissionais fazem de fato", analisou. Glaucia diz que os visitantes se surprenderam positivamente sobre o segmento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;