Memória Titulo
São Bernardo e a memória do trabalhador

Prefeito Luiz Marinho telefonou nesta semana. E trouxe três notícias importantes para a memória de São Bernardo

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Prefeito Luiz Marinho telefonou nesta semana. E trouxe três notícias importantes para a memória de São Bernardo:

1) Ele visitará a banca de jornais do Bitu, na Rua Tiradentes, da qual já foi cliente. Conversará com os frequentadores e definirá com eles a homenagem a ser feita a Divanir Batistioli, recentemente falecido. Divanir foi o principal responsável pelo ajardinamento das áreas ao redor da banca, voluntariamente.
2) O prefeito quer tornar hábito homenagear os trabalhadores que participam da construção de obras públicas na cidade, a exemplo do que foi feito com a Farmácia Popular de Rudge Ramos, na Rua Piagentini. Uma placa indica os nomes dos operários da obra.
3) Quem são os patronos das nossas ruas e praças? Quem foi João Firmino, João Alves, Primo Modolin? São nomes de moradores da cidade que merecem ser conhecidos pelas novas gerações. E o prefeito Marinho entende que seria importante identifica-los publicamente.
Na nossa conversa com o prefeito lembramos de uma foto aqui publicada, com um grupo de trabalhadores do DER que participaram da construção da Via Anchieta, na década de 1950. Uma foto feita pelo Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade, e que republicamos com muito prazer. Afinal, as cidades são prioritariamente construídas por gente simples do povo, quase sempre esquecida.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. A carreira do narrador esportivo Fiori Gigliotti. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: black band do saxofonista Andy Kirk e os cantores Nat King Cole e Chris Connor; amanhã: homenagem ao músico Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara. Produção e apresentação de Ronaldo Benvenga; coordenação de Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Mário Lago, o ator, compositor e poeta. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Unesco concede o título de Patrimônio Histórico da Humanidade à Praça São Francisco, no município de São Cristóvão (SE). Produção e apresentação: Geraldo Nunes. Amanhã, às 6h e 12h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. A música de Wilson Miranda, Reginaldo Rossi e Tony Campello. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. A festa dos sete anos do programa. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.


Domingo, 14 de agosto de 1960
Manchete - Pretende São Bernardo a transferência do Corpo de Bombeiros de Santo André

Esportes - Randi conquista o 1º Torneio Aberto de Voleibol de Santo André.


Crônica de Ribeirão Pires
Texto: Aida Arnoni Bressan
Escândalo na cidade: grupo de rapazes deixa a sede do Ribeirão Pires FC, após um baile, e resolve apostar corrida. Todos nus, de gravata e sapato, fazendo algazarra na Avenida Santo André. Nina Tolesano assistiu à cena da janela de sua casa. Comunicou-se com o subdelegado, Lucas Ângelo Arnoni, e o caso complicou-se porque Bruno Masiero escondeu a roupa dos rapazes. As mais queixosas foram as namoradas. O ano: 1939.

Ribeirão Pires
Historiadores realizam hoje, às 10h, na Câmara Municipal, a segunda reunião para a formação da Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires. Encontro é aberto a todos os interessados.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 14 de agosto de 1980

Manchete - Operação irregular causa a demissão da diretoria da CEE
Santo André - Prefeitura manda cercar a favela da Rua Gamboa
Editorial - É difícil acreditar no adiamento da eleição

MUNICÍPIO PAULISTA

Apiaí. Criado em 14 de agosto de 1771, quando se separa de Sorocaba.

Trabalhadores
Nasce em 14 de agosto:
1905 - Fernandes Palazzi, natural de São João da Boa Vista. Associado nº 65 do Sindicato dos Químicos do ABC. Destilador da Rhodia. Residente: Rua Onze de Junho, 191.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC

EM 14 DE AGOSTO DE...

1920 - Fundada a Associação Portuguesa de Esportes.


1965 - Fundado o Billings Country Clube, no km 36 da Estrada Velha de Santos.

1970 - Prefeito Evandro Esquivel, de Diadema, embarca para Osaka, no Japão, e visita a Expo 70. O vice Américo Maffia assume interinamente.

1970 - Garagem Municipal de São Bernardo, na Avenida Caminho do Mar, ganha um jardim, um chafariz e uma fonte com peixes, por iniciativa do seu diretor, Tarciso Barbosa.

SANTOS DO DIA

Atanásia, Betário, Eberaldo, Eusébio, Estanislau Kostka e Maximiliano Maria Kolbe.

Na estampa, Santo Eusébio. Foi papa durante quatro meses, no ano 309.
Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez

FALECIMENTOS

SHIZUKO KONISHI
(Osaka, Japão, 1-9-1913 - Santo André 29-7-2010)

Viúva aos 37 anos de idade, e com nove filhos para criar, Shizuko Konishi foi recrutada e trabalhou por dois anos no consulado do Japão, no Rio de Janeiro. Isso foi possível porque ela tinha o segundo ano ginasial no Japão.

Filha de Iwakishi Hosoda e Masu Hosoda, a jovem Shizuko chegou ao Brasil em 1928, com os pais e sete irmãos. Durante 36 anos residiu em Araçatuba. Em 1964 veio para São Paulo e em 1970 para Santo André.

"Ela era calma, dedicava-se ao preparo de bons alimentos e teve sua fase de jogar gat-ball com idosos", conta o neto Roberto Seiji Konichi.

Do casamento com Yoshizuke Konishi, dona Shizuko teve os seguintes filhos: Toshiyuke, Kiyoshi, as gêmeas Matsue e Umeko, Sadao, Yoshio, Tiakayoshi, Kazuko e Hiroshi. Foi sócia da Sociedade Cultural ABC, a Bunka de Santo André, onde praticava danças típicas. Partiu aos 96 anos, sendo sepultada no Cemitério de Vila Pires. Deixa 26 netos.

SÃO BERNARDO
Pedro Clementino de Lira, 70. Natural de Lajedo (PE). Dia 9. Cemitério da Paulicéia.
Maria Alice de Oliveira, 70. Natural de Piranga (MG). Dia 9. Cemitério Jardim da Colina.
Valdenor Morelis, 64. Natural de Santa Maria do Gurupa (SP). Cemitério Jardim da Colina.
Adão Barbosa dos Santos, 63. Natural de Montes Claros (MG). Dia 11. Crematório de Vila Alpina, Capital.
Marina Lucena de Oliveira Negri, 61. Natural de Pereira Barreto (SP). Dia 10. Cemitério de Vila Euclides.
Cecilia Mendes dos Santos, 61. Natural de Itaberaba (BA). Dia 10. Cemitério dos Casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;