Diarinho Titulo
Com escorpião no bolso
Por Nayara Fernandes
Especial para o Diário
21/11/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Os irmãos Natalia Mauro Vassoler, 10, e Leonardo, 12, de Santo André, não costumam comprar nada além do que precisam. "Minha mãe sempre diz que tenho apenas uma cabeça para usar boné, por isso não devo comprar vários", diz Leonardo. A irmã completa: "Usamos a mochila até não ter mais jeito e o sapato até furar". Ao contrário deles, quem adquire mais do que o necessário é consumista.

Mariana Brumati Samra, 11, de Santo André, admite que adora roupa nova e tem coleção de sapatos. Mesmo assim, diz que não pode exagerar. "Sei que quando compro mais do que preciso, posso estar prejudicando a natureza", explica. A menina está certa. O consumismo destrói o meio ambiente porque o homem retira dele a matéria-prima, como madeira, minérios, petróleo, para produzir brinquedos, aparelhos eletrônicos, roupas, e muito desses recursos naturais podem acabar. Depois de usado e descartado, o objeto e a embalagem voltam para a natureza em forma de lixo, que leva muitos anos para se decompor.

CONTROLE - Tem quem não saia do shopping sem um brinquedo ou roupa nova. Não faz mal algum comprar algo que esteja precisando, o que não pode é abusar. Larissa Lobo dos Santos, 12, de São Bernardo, passou a controlar os gastos depois que ganhou conta em banco. Ela diz que já aprendeu que tem de levar para casa só o que gosta mesmo. "Antes eu ficava gastando tudo. Agora, sei que tenho que ter dinheiro até o fim do mês", diz.

Também não pode comprar só porque está em promoção, sem necessidade. Nesse caso a compra é feita por impulso. Gastar sem pensar pode gerar arrependimento. Por isso, é importante perceber que é melhor guardar o dinheiro para comprar algo que queira muito depois; assim dá tempo de avaliar se realmente é o que deseja. "Certa vez estava querendo muito um tênis, guardei cada centavo que ganhei da mesada para poder comprá-lo. É o mais certo", diz Larissa.

É importante avaliar toda vez que quiser comprar algo. O ideal é perguntar para si mesmo se adquirir aquilo é realmente necessário. Isso é consumo consciente. Atitude inteligente, por exemplo, é usar a mesma mochila por muitos anos, além de fazer tudo durar muito antes de ser trocado.

Nada que ainda pode ser aproveitado deve ir para o lixo. Brinquedos, roupas, livros e tudo que não usa mais podem ser doados. No entanto, verifique se o objeto está em condições de ser usado por outra pessoa. Mas antes peça permissão aos seus pais.

Que tal passar um dia sem comprar nada? Muitas pessoas ao redor do planeta vão fazer isso no dia 25. Todos os anos, a última sexta-feira de novembro é "Dia de Não Comprar Nada" (Buy Nothing) para protestar contra o consumismo. A campanha começou em 1993 e já está presente em 65 países.

Dê preferência a produtos que utilizam menos embalagens para evitar jogá-las no lixo. Guarde saquinhos e papel de presente para embrulhar outros depois. Quando sua mãe for fazer compras, fale para ela levar sacola de pano ou outra que possa ser reutilizada várias vezes. Assim evita a sacolinha plástica, que demora 400 anos para se decompor.

Propaganda estimula a compra

A propaganda é o principal meio que a empresa usa para divulgar seu produto. O objetivo é influenciar o consumidor a comprar. Na infância é difícil diferenciar o que é propaganda da programação normal, seja animação ou série de TV. Por isso é mais fácil deixar-se influenciar por tudo o que vê no anúncio.

A criança é sempre um dos principais alvos da propaganda porque influencia o que os pais compram, muitas vezes decidindo o que será levado para casa. Por causa disso, um projeto de lei tenta impedir que a TV aberta tenha propaganda voltada ao público infantil. A lei aguarda ser votada pelos deputados federais, em Brasília, para ser colocada em prática.

Troca ajuda a reduzir consumo

As amigas Ana Paula Guerra Nascimento, 8, e Isis Volpi Blass, 8, de Mauá, fazem trocas entre si para evitar novas compras. As meninas sabem que não adianta ter muitas roupas e sapatos porque o crescimento é muito rápido na infância.

"Minha mãe diz que vou crescer muito ainda, então não adianta ter muitas peças", diz Isis. A troca também inclui brinquedos. "Assim cada uma sempre tem algo novo e ninguém enjoa de brincar", completa Ana Paula, que aprendeu que há datas certas para ganhar presentes.

A troca e a reutilização de produtos são algumas formas de evitar o desperdício. Dessa forma, evita-se a retirada de matérias-primas da natureza.

Isis sabe bem disso e está aprendendo a controlar a mesada. "Tem de comprar só o que é necessário. Assim, quando quiser algo terei dinheiro."

Recursos naturais estão no fim

Os Estados Unidos são o paraíso dos consumistas, mas isso traz consequências para todos. É que se o resto do mundo consumisse como os norte-americanos seriam necessários mais quatro planetas como a Terra.

Já gastamos mais do que deveríamos, e os recursos naturais, como água e petróleo, vão acabar. Além disso, a poluição e a desvastação estão alterando o clima e acabando com vegetais e animais. Por isso, cada pessoa precisa fazer sua parte, gastando só um pouquinho do que existe. Assim, as futuras gerações também terão recursos. Só a mudança de comportamento - como não desperdiçar, reduzir o consumo e reciclar - garantirá a saúde do planeta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;