Memória Titulo Memória
Vai sair pau. Então o prefeito sobe no carro da polícia
Por Ademir Medici
02/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


São Bernardo, 23 de março de 1979. O prefeito Tito Costa sobe no capô de uma viatura policial e evita o confronto entre metalúrgicos em greve e a PM (Polícia Militar). O episódio consagrou, em definitivo, o jurista-prefeito. Virou capa de revista – editada pelo jornalista Edison Motta (ex-Diário). E será revivido hoje no programa de memória da Rádio Estadão.

Geraldo Nunes entrevistou para o programa sobre a Faculdade de Direito o advogado e historiador Célio Debes, que integra a Academia Paulista de Letras (leia mais na seção Nas ondas do rádio). Dr. Célio se formou na turma de 1950 e um colega de classe foi Tito Costa.

Na entrevista, Célio Debes conta que a polícia tentava impedir uma assembleia dos metalúrgicos, liderados por Lula, em plena praça do Paço Municipal. Embate iminente. Daí o gesto do prefeito, pedindo calma e cedendo o estádio da Vila Euclides para que a assembleia ali fosse realizada, em segurança.

O comandante do policiamento aceitou, idem os metalúrgicos. E a Vila Euclides passava a ter a mesma fama que estádios como o Pacaembu, Morumbi e Maracanã – hoje Estádio Primeiro de Maio, sem a pista de atletismo e casa do chamado Tigre do futebol paulista.

Nas ondas do rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Música instrumental de diversos gêneros, fotografias, notícias no tempo. Aos domingos, Viagem no tempo especial, das 9h às 11h, com reprise das 16h às 18h.

Estadão AM (700) e FM (92,9). Estadão Acervo. O 11 de agosto, data da Faculdade de Direito que mudou para sempre a vida de São Paulo; o 26 de agosto, fundação do Palmeiras; há 20 anos partia o cantor e comediante Mussum. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Programa ao vivo, sempre com dirigentes que se dedicam a obras assistenciais e sociais no Grande ABC. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje ao meio-dia.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Primeiro de dois programas com o já morto William Sallem, prefeito de São Paulo na década de 1950. Em ilustração, material sonoro de variados momentos políticos. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Cena de faroeste entre Santo André e São Caetano

No encerramento da Semana São Caetano, um episódio registrado em 1904. Parece cena de cinema. Assaltantes tentam parar um trem pagador na grande curva da estrada de ferro entre Santo André e São Caetano. Tentativa infrutífera. O trem pagador atrasou e no seu lugar foi parado um trem de carga. O episódio vai contado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Amanhã iniciamos a 2ª Semana São Caetano, com notícias e o pensamento do sociólogo José Roberto Gianello, filho da cidade.

Era março de 1904...

O trem de cargas vinha de Santo André. Próximo à Volta Grande, em direção a São Caetano, a máquina fica bastante danificada: seu limpa-trilhos bate fortemente em duas pedras, uma de 70 quilos, outra de 50 quilos, que foram postas propositadamente sobre os trilhos com vistas a um descarrilamento.
É crença geral que o autor ou autores quiseram assaltar um trem especial que conduzia um empregado da São Paulo Railway com a quantia em dinheiro destinada ao pagamento do pessoal.

O plano foi frustrado porque o trem só percorreu a linha no dia seguinte, vindo no seu lugar o trem de carga atingido

A batida foi violenta, mas não houve mortes e feridos. Se em vez de um trem de cargas fosse um de marcha mais acelerada, como são os de passageiros, certamente se teria dado uma catástrofe com descarrilamento na curva com pontilhão.

Foi aberto rigoroso inquérito.

A quinta leva: os imigrantes em São Caetano

Integrante da quinta leva de imigrantes para povoar o Núcleo Colonial de São Caetano, a presença da família Perin. Seus membros viajaram no Vapor La France, que chegou ao Brasil em maio de 1887. No dia 6 eles davam entrada na Hospedaria dos Imigrantes, em São Paulo.

Os Perin: casal Perin Antonio, 53 anos, e Angela, 44, com três filhos: Giovanni, 18; Amabile, 16; e Teresa, 12.

Pesquisa: Vicente D’Angelo

Toscana, 25 anos

Hoje, às 19h, será realizada na Basílica da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo, missa festiva em italiano para a celebração do Jubileu de Ouro do Círculo Italiano de Toscana, de Riacho Grande. Presença do Coral Bicchieri D’Oro e da comunidade italiana local.

News Seller há 50 anos

Domingo, 2 de agosto de 1964 – ano 7, nº 325

Manchete – Missas em português já são celebradas no ABC

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 2 de agosto de 1984 – ano 27, nº 5586

Economia – Conselho Monetário Nacional aprova moedas de 100 e 200 cruzeiros.

Indústria – Karmann-Ghia, com fábrica em São Bernardo, retoma produção de veículos.

Futebol – Ontem, na Rua Javari, pelo Campeonato Paulista: Juventus 0, EC Santo André 1, gol de Barbosa.

Hoje

Dia do Nordestino, comemorado no Estado de São Paulo desde 1993.

Em 2 de agosto de...

1969 – Empossada a nova diretoria da Associação das Empresas de Transportes Coletivos do ABC: presidente, Rubens Audino; 1º vice, Julio Campanella; 2º vice, João Batista Furlani; secretário-geral, Lourival Passarelli; 1º secretário, Newton Lococelli; 2º secretário. Ademar Fogli; tesoureiro geral, Duílio Pisaneschi; 1º tesoureiro, Laerte Pelosini; 2º tesoureiro, João Bergamo; Conselho Fiscal: José Fernando Medina Braga, Jaime Cristófaro e Ernesto Pio.

Inaugurado o posto de abastecimento do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.

1974 – Estreia nacional no Teatro Municipal de Santo André da peça Tome conta D’Amelie, de George Feydeau, com direção de Antunes filho. Estrelando: Maria Della Costa. No elenco: Johny Herbert, Analy Álvares, Isadora de Farias e Edwin Luisi.

Santos do dia

- Santo Eusébio de Vercelli (283-371). Italiano. Suas relíquias são veneradas na catedral de Vercelli, onde foram sepultadas e permanecem até os nossos dias.

- Máximo

- Pedro Julião Eymard

- Teodata
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;