Cultura & Lazer Titulo Retrospectiva
Vera Cruz volta a ter vida e recebe homenagem na Capital

Complexo vira o ano com novas possibilidades; caderno também fala dos teatros e exalta os artistas da região

Por Marcela Munhoz
Vanessa Soares
Do Diário do Grande ABC
31/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Se na retrospectiva de 2016 as notícias não eram nem um pouco animadoras para o Complexo Vera Cruz, de São Bernardo – que, na época, estava praticamente ‘parado’ – em 2017, ao menos, luzes voltaram a acender no pavilhão. Em abril, o polo cinematográfico, que estava a todo vapor na década de 1950, voltou a ser responsabilidade da Prefeitura após empresa detentora desde 2015 perder a concessão.

Cerca de quatro meses depois, foi firmada parceria com a Endemol Shine do Brasil e gravadas no local versões para o game show The Wall do Uruguai, Argentina, Brasil (com Luciano Huck para o Caldeirão, na Globo), Colômbia e Chile. O acordo de três meses rendeu para o Paço mais de R$ 400 mil. Ainda nada foi firmado oficialmente, mas a ideia é que a parceria continue em 2018.

Sobre a Vera Cruz, o acervo encontrado por lá continua à espera de uma atenção maior, embora a Prefeitura tenha afirmado que não pretende transformar o local em museu. Ao menos, uma das peças foi para restauro em maio: Anastácio, caminhãozinho usado por Amácio Mazzaropi (1912-1981) em seu filme de estreia: Sai da Frente (1952), gravado no complexo. A previsão da oficina King Air, de São Bernardo, é a de que fique pronto logo, porém, falta ser restaurada toda a parte de carpintaria.

No fim do ano, a Vera Cruz ainda foi exaltada em evento na Capital, no Cine Olido. Na ocasião, nomes como Ugo Lombardi, David Cardoso, Ruth de Sousa, Galileu Garcia e Máximo Barro foram lembrados. Foi anunciada também a criação, para 2018, do Troféu Vera Cruz de Cinema.

Em 2017, vários famosos movimentaram a cena cultural da região. Passaram por aqui nomes como Vera Fischer, Letícia Sabatella e Andrea Beltrão no teatro; Seu Jorge, Paula Fernandes, Ney Matogrosso, Gal Costa, Alexandre Pires e Angela Maria nos palcos. A banda Sepultura, inclusive, ensaiou no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo, para tocar no Rock in Rio, que aconteceu em setembro. E Sidney Magal, que se apresentou no Aramaçan, ganhou biografia escrita pela andreense Bruna Fonte.

 

ESPECIAIS

 

Novos selos foram criados no caderno Cultura este ano, como o Gente Daqui, que listou e conversou com personalidades que nasceram ou têm ligação íntima com a região. Mauricio Manieri, Klara Castanho, Marcos Oliveira (o Beiçola) e Edson Cordeiro falaram sobre as carreiras e lembram momentos vividos no Grande ABC.

A equipe de reportagem também destacou a arte incrível dos anônimos e percorreu os teatros para relatar o estado que se encontra cada um. Afinal, não basta convidar gente boa para subir aos palcos se os palcos não têm condições de recebê-las. Certo?

Em 2018, a saga continua e estamos à disposição para sugestões. Siga nossa rede social: @nucleodgabc (Instagram).

 

Ciclo nesta vida chega ao fim para grandes nomes

 

A vida é um ciclo com começo, meio e fim. Desde o início a única certeza é a de que acabará. Quando, no entanto, não nos foi dado direito de saber. E em 2017 este ciclo chegou ao fim para porção de gente boa nas artes.

O ano começou com a morte da atriz Vida Alves, 88 anos, em 5 de janeiro. Sua carreira artística ficou marcada por ter sido a primeira mulher a dar o ‘beijo técnico’ na televisão. Ainda no primeiro mês de 2017, o ex-assistente de palco Russo, 85, deu seu adeus no Rio de Janeiro.

No dia 23 de abril o Brasil se despediu do roqueiro da Jovem Guarda Jerry Adriani, 70. O cantor foi vítima de um câncer, que calou sua voz para sempre. Maio ficou marcado pela perda de outros grandes ícones da música, como Belchior, 70, o sambista Almir Guineto, 70, e Kid Vinil, 62. Além deles, partiram o ator e diretor Nelson Xavier, 75, e o crítico literário Antonio Candido, 98.

Em agosto, os sorrisos ficaram mais tristes com a morte do humorista Paulo Silvino, 78, criador de bordões como o ‘Cara, crachá’. Além do Rei da Comédia Jerry Lewis, 91, que se despediu em Las Vegas, nos Estados Unidos. Os sambistas Luiz Melodia, 66, e Wilson das Neves, 81, também deram adeus.

A dramaturgia brasileira perdeu em setembro a atriz e cantora Rogéria, 74, e o jornalismo chorou a morte do apresentador Marcelo Rezende, 65, após lutar contra câncer no pancrêas. Deram adeus ainda, entre outros, a produtora Ruth Escobar, 82, em outubro; a atriz Marcia Cabrita, 53, vítima de câncer, em novembro; e a atriz Eva Todor, 98, em dezembro.

Entre os artistas internacionas, além de Jerry Lewis (arte ao lado), partiram ícones da música como Al Jarreau, 76, em 12 de fevereiro, que viria ao Brasil em março; a lenda do rock Chuck Berry, 90; o cantor Chris Cornell, 52; além dos atores Roger Moore, 89, famoso por interpretar o personagem James Bond, da série , em maio; e Adam West, 88, em junho, conhecido por dar vida a Batman na televisão na década de 1960.

 

GRANDE ABC

A região também se despediu de nomes muito importantes no meio artístico. Entre eles o palhaço Cavadinha, 81, que marcou diversas gerações em Santo André; a cantora Célia, 70, que viveu em São Bernardo antes do sucesso; Gontran Guanaes Netto, 84, artista plástico; e o estilista Ocimar Versolato, 56, que representou a região no mundo da moda.

 

Talentos daqui também estampam a capa da ‘Dia-a-Dia’

 

“Sempre que posso valorizo as mulheres. Filho de uma negra, vi o jeito errôneo, preconceituoso e machista que a sociedade se organiza.” Essa é uma das frases do ator Ícaro Silva, nascido em São Bernardo e morador de Diadema desde a infância, em entrevista para a equipe de reportagem da Dia-a-Dia. O ator, que faturou o Show dos Famosos, no Domingão, foi capa da edição de agosto.

Assim como ele, o andreense Sergio Guizé e a são-bernardense Carol Duarte também ganharam espaço em 2017. A revista abordou assuntos essenciais como censura e adoção, propôs série de reportagens com as primeiras-damas da região e contou histórias surpreendentes de anônimos outros nem tanto, como Lima Duarte e Laura Cardoso.

 

LINHA DO TEMPO

 

Janeiro
La La Land ganha Globo de Ouro. Teatro de Mauá fecha para reforma. Riacho Grande sedia festival de verão. Elis Regina é interditado em São Bernardo. Matéria Rima faz 15 anos.

 

Fevereiro
Diário lembra 20 anos da morte de Chico Science. Festival Rock ABC chega ao terceiro ano. Grupo andreense leva assuntos polêmicos à Capital. La La Land ganha o Oscar.

 

Março
Funcionários do CAV são dispensados em São Bernardo. Alpharrabio faz 25 anos. Estreia Novo Mundo, com a andreense Letícia Colin. Sinal analógico da TV é desligado.

 

Abril
Humberto Ramazzina, da região, entra no Charlotte Ballet. A Força do Querer estreia na Globo. Começa 45º Salão de Arte de Santo André. Diário fala do Cine Eldorado, em Diadema.

Maio
Laerte chega ao Netflix. Museu Sagrada Família abre em São Caetano. Santo André ganha rádio Zummm FM. Pianista Regiane Yamaguchi, de São Bernardo, toca em Nova York.

 

Junho
Ilustrador do Diário, Fernandes, ganha prêmio em Portugal. Casal homossexual de Mauá é escolhido para casar no Rock in Rio. Primeiro livro do Harry Potter faz 20 anos.

 

Julho
Paranapiacaba recebe 17ª edição de festival de inverno. Ícaro Silva, de Diadema, vence o Dança dos Famosos do Faustão. João Carlos Martins abre Festival do Chocolate.

 

Agosto
Carol Duarte, de São Bernardo, fala sobre Ivana em A Força do Querer. Ilustrador Ivan Reis ganha mostra. Faz 30 anos da morte de Pixote. José Hamilton Ribeiro lança livro.

 

Setembro
Especial sobre a andreense 97 FM. Mostra Queermuseu é censurada. Filme de terror da região entra na Netflix. Sepultura ensaia em São Bernardo. Centenário do Chacrinha.

 

Outubro
Musicais têm talentos da região. The Voice conta com vozes daqui. O Outro Lado do Paraíso estreia, com o andreense Sérgio Guize. Matilde fecha as portas em São Caetano.

 

Novembro
Sarau reúne refugiados e imigrantes em Santo André. Casa do Olhar completa 25 anos. São Caetano tem Entoada Nordestina. Record aposta na novela Apocalipse.

 

Dezembro

Consórcio Intermunicipal cria acervo virtual. Os 20 anos do lançamento de Titanic. Estreia mais um filme da saga Star Wars. Day, de São Bernardo, está na final do The Voice.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;