Cultura & Lazer Titulo
Exposiçao de desenho cego abre nesta 2ª em S.Bernardo
Ricardo Ditchun
Da Redaçao
09/05/1999 | 16:50
Compartilhar notícia


Abre nesta segunda para o público a recomendável exposiçao individual de obras da artista plástica andreense Sueli Vital e Silva. A mostra, Cotidiano... inclui 21 trabalhos desenvolvidos por meio de um ramo técnico conhecido como desenho cego. Do acervo total, 18 desenhos foram concebidos tendo o papel como suporte. Os três restantes aparecem em tela. Sueli fez uso variado da tinta acrílica para compor suas imagens, variaçoes que também permitem uma apreciaçao das etapas que ela venceu, desde 1993 até a produçao mais recente.

A seleçao da artista tem em comum a característica marcante do desenho cego: contornos fortemente definidos, em preto, figuraçoes distorcidas, colorido marcante e, obviamente, uma temática dominante centrada na palavra escolhida para nomear a exposiçao. O cotidiano, no caso, é essencialmente urbano. Os personagens, em duplas ou solitários, de ambos os sexos, adultos ou crianças, aparecem cumprindo funçoes corriqueiras: trabalhando, descansando, olhando para o nada etc.

Para obter os efeitos estéticos do desenho cego, Sueli prepara seus esboços sem prestar muita atençao ao resultado. É claro que ela obedece a um plano temático concebido anteriormente, mas nao duvide da independência de seus contornos. Somados, esses procedimentos resultam em cenas estranhas e, ao mesmo tempo, divertidas, pois também lembram quadrinhos e pop art. A posterior aplicaçao de cores, mais fortes ou amenizadas por transparências, determina uma pesquisa pictórica criativa, desconcertante, contemporânea e, sobretudo, cheia de autenticidade. Veja a mostra, acompanhe a trajetória artística de Sueli e, se for possível, invista, pois os preços de suas obras ainda sao acessíveis: de R$ 200 a R$ 500, dependendo da dimensao da pintura - de 30 cm x 40 cm a 50 cm x 70 cm.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;