Internacional Titulo
Bush quer US$ 235 bilhões a mais para a guerra no Iraque
Por Da AFP
05/02/2007 | 16:58
Compartilhar notícia


O presidente George W. Bush apresentou nesta segunda-feira um projeto de orçamento amplamente baseado na guerra contra o terrorismo, que inclui uma quantia adicional de 235 bilhões de dólares para a guerra no Iraque nos próximos dois anos.

"Estamos em guerra e nossa prioridade é nos assegurar de que nossas tropas tenham os recursos necessários", sublinhou o documento.

Bush pediu 141,7 bilhões de dólares em "fundos de emergência" para a guerra contra o terrorismo para o ano 2008. Para o ano fiscal em curso, que termina no dia 30 de setembro, solicitou um aumento de 93,4 bilhões de dólares, além dos 70 bilhões já aprovados.

O projeto de orçamento de 2008, num valor total de 2,9 trilhões de dólares, prevê uma alta de 10,7% nos gastos relacionados com a segurança.

O presidente republicano quer equilibrar as contas para 2012, limitando o aumento dos gastos - excluindo os de defesa - e reduzindo os impostos, propostas muito criticadas pelos democratas.

O presidente prevê reduzir os gastos com programas de saúde pública e fundos de pensão, para economizar 96 bilhões de dólares em cinco anos.

Para o ano fiscal 2007, o déficit ficará em 244 bilhões de dólares (contra 248 bilhões no ano anterior), antes de baixar para 239 bilhões em 2008.

Com as demandas apresentadas nesta segunda-feira, a guerra contra o terrorismo teria no total um custo para os Estados Unidos de cerca de 661,9 bilhões de dólares, segundo a Casa Branca.

Mas a presidência americana reconheceu, nas entrelinhas, que as somas previstas poderiam ser insuficientes. "À medida que a atividade no local evoluir, o governo poderá ajustar as quantias demandadas" por meio das emendas orçamentárias, destaca o documento.

O objetivo é conseguir para 2012 um excedente de 61 bilhões de dólares. Esta seria a primeira vez depois de 2001 em que as contas americanas não estariam em desequilíbrio.

Bush, pela primeira vez desde que chegou ao governo, deve enfrentar um Congresso controlado pelos democratas. Ele pretende manter "em 1%" o aumento dos gastos não obrigatórios não relacionados com a defesa.

"Isto exige escolhas difíceis", destacou a Casa Branca, que realiza os cortes nos programas julgados ineficazes. Reduzindo ou suprimindo 141 deles, o governo economizaria 12 bilhões de dólares.

O orçamento pretende cortar os gastos dos serviços públicos de saúde e de aposentadorias (Medicare, Medicaid, Social Security) para economizar 96 bilhões de dólares em cinco anos. Mas estas medidas podem ser criticadas pela oposição democrata, que promete se opor à votação do orçamento.

"Nosso orçamento mostra que podemos trabalhar com o Congresso para conseguir equilibrar o orçamento para 2012", assegurou Bush.

Mas "este resultado fracassará se não enfrentarmos os desafios orçamentários duradouros: o crescimento do Medicare, do Medicaid e do Social Security", acrescentou. "Social Security" designa nos Estados Unidos o sistema federal de aposentadoria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;