Cultura & Lazer Titulo Documentário
Filme polêmico em Mauá
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
21/09/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


Prato cheio para quem adora uma teoria conspiratória, o documentário Zeitgeist será exibido hoje, gratuitamente, no Cineclube Pilar, uma iniciativa em parceria com a Biblioteca Central Cecília Meirelles, em Mauá.

O título do filme (pronuncia-se tzait.gaisst) é um termo alemão que, grosso modo, resume o conjunto de ideias dominantes em um determinado período histórico - o espírito da época.

O documentário norte-americano de 2007, produzido por Peter Joseph, aborda temas como cristianismo, ataques de 11 de setembro e o Banco Central dos Estados Unidos da América.

O discurso defendido pelo narrador é de que todas essas instituições foram criadas para manter o poder na mão de poucos.

Foi lançado na internet, o que gerou mais teorias conspiratórias, como a de que teria sido proibida a exibição no Brasil.

O fato é que, no mínimo, leva a boas reflexões sobre como podemos estar sendo enganados e manipulados desde os primórdios da humanidade. O planeta Terra enjaulado reproduzido ao lado é o símbolo usado na produção e na capa do DVD.

Cai como uma luva para a proposta dos estudantes de cinema do Pilar, que após as exibições pretendem discutir os filmes.

Regularmente às segundas-feiras serão disponibilizadas produções, em sua maioria curtas-metragens, sempre com entrada franca.

Para as próximas semanas, os temas serão poesia no cinema (dia 28), com os curtas Ancyllus, Desejo's, Epílogo, e um curta surpresa; Todos Somos SAcy (5 de outubro); e Alan Moore, o Criador de Watchmen (19).

Na semana de 26 a 30 de outubro, o Pilar recebe a Semana Internacional da Animação, evento simultâneo em 52 países, com curtas animados de todo o mundo e de diversos gêneros, adultos, infantis, além de mostras especiais para deficientes auditivos e visuais.

Mais informações no blogcineclubepilar.blogspot.com. A Biblioteca Cecília Meirelles fica na Rua Rio Branco, 87, no Centro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;