Economia Titulo Inflação
Meirelles diz que é cedo para comemorar queda dos índices
Por
05/08/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Ainda é cedo para comemorar a queda das projeções de mercado para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Essa é a avaliação do presidente do BC (Banco Central), Henrique Meirelles, feita ontem durante seminário sobre metas de inflação promovido pela instituição.

Ele diz ser preciso esperar alguns meses para averiguar o efeito do aumento da taxa básica de juros (Selic) e verificar se será mantida a atual queda de preços das commodities. "É um pouco prematuro dizer até que ponto já existe reflexo da política monetária", disse, ao comentar a primeira queda das estimativas para o IPCA, após 18 altas seguidas.

Ele reforçou o tom cauteloso com a declaração de que também é cedo para levar em conta a recente queda das commodities, como o petróleo - reforçando que o BC trabalha para levar a inflação de volta ao centro da meta (4,5%) em 2009.

O diretor de Política Econômica, Mário Mesquita, afirmou que o BC "está integral e inequivocamente comprometido com as metas".

Para manter o IPCA em um nível aceitável, o diretor disse que a "política monetária deve atuar vigorosamente por meio do ajuste da taxa básica de juros". Para ele, essa ação é necessária porque a economia apresenta ritmo de expansão "bastante robusto", sustentado pelo aquecimento do mercado de trabalho e aumento do crédito.

Cuidadoso ao tratar da inflação brasileira, Meirelles se mostrou mais à vontade para sugerir que o sistema de metas - como o do Brasil - deveria ser adotado por outros países como forma de conter a alta da inflação internacional.

Mesquita frisou que a situação da economia global está longe de ser tranqüila.Para o diretor, a tendência de desaceleração da atividade global deverá se aprofundar. Também comentou que os reflexos da crise financeira não estão restritos apenas aos Estados Unidos, e a recuperação da maior economia do mundo não deve ocorrer antes de meados de 2009.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;