Esportes Titulo
Sto.André espreita Série B renovada
Por Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
20/02/2006 | 08:11
Compartilhar notícia


A estréia do Santo André na Série B do Campeonato Brasileiro, dia 15 de abril, já virou rotina na história do clube, mas agora remoçada e com maior motivação, pois quatro entre apenas 20 participantes sobem para a Série A em 2007. Desde 2004, é a quarta vez que o time do Grande ABC enfrenta o Paulista, de Jundiaí, numa primeira rodada. Há dois anos, o primeiro jogo de cada um foi o confronto no estádio Bruno Daniel, em abril, com empate por 1 a 1. Já em 2005, a participação inicial se deu no Campeonato Paulista, com vitória do Santo André por 2 a 0, também no Grande ABC. Agora, em 2006, foi a vez de o Paulista dar o troco, com os 2 a 1 no estádio Jaime Cintra, em janeiro. Por isso, o confronto de abril, também no Jaime Cintra, pode ser considerado uma espécie de saudável revanche entre os dois últimos campeões da Copa do Brasil. Ou ocorre a segunda vitória de um dos dois ou o empate vai prevalecer na estatística recente.

A partir da virada do século, as duas equipes têm participado de decisões expressivas no cenário nacional e estadual. Em 2001, o Paulista, então Etti Jundiaí, foi campeão da Série A-2, e o Santo André ficou com o vice-campeonato, e subiram para a primeira divisão. Na mesma temporada, ainda como Etti Jundiaí, o atual Paulista ganhou a Série C nacional, da qual o Santo André foi vice-campeão em 2002. Já em 2003, o Santo André ganhou a Copa São Paulo de Futebol Júnior e a Copa FPF. Na temporada seguinte, os dois times chegaram a uma decisão, mas o Santo André se deu melhor com a conquista da Copa do Brasil diante do Flamengo, no Maracanã. O Paulista foi vice-campeão estadual, ao perder as finais para o São Caetano. Em 2005, foi a vez de o Paulista ser o campeão da Copa do Brasil, também no Maracanã, contra o Fluminense.

Marília – A primeira partida do Santo André no Bruno Daniel, pela Série B de 2006, será contra outro rival estadual, o Marília, a 18 de abril, uma terça-feira. O Santo André também será mandante na terceira rodada, contra o Sport Recife, dia 25 do mesmo mês, e a primeira saída do Estado está marcada para 2 de maio contra o Ceará, em Fortaleza.

Mais tradicional dos integrantes da Série B, o Atlético-MG, rebaixado em 2005, receberá o Santo André no dia 11 de julho, no Mineirão, e jogará no Bruno Daniel no dia 14 de outubro. Em 2004, ocorreram dois confrontos pela terceira fase da Copa do Brasil. No Bruno Daniel, o Santo André goleou por 3 a 0 e, no Mineirão, vitória do Atlético por 2 a 0.

Ao contrário das duas temporadas anteriores com a participação da equipe do Grande ABC, a Série B de 2006 terá a mesma fórmula que vigora na Série A desde 2003: turno e returno, com pontos corridos. Se quatro times vão subir para a Série A, quatro cairão para a Série C. Nos dois últimos campeonatos, os seis piores foram rebaixados. A última rodada está marcada para 25 de novembro, e o campeonato será interrompido a 3 de junho, por causa da Copa do Mundo, com recomeço a 11 de julho. Em 2005, subiram Santa Cruz e Grêmio e caíram Bahia, Vitória, União Barbarense, Anapolina, Criciúma e Caxias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;