Economia Titulo
Itaipu anuncia em breve compra de 2 últimas turbinas
Do Diário do Grande ABC
28/12/1999 | 12:06
Compartilhar notícia


A hidrelétrica de Itaipu terá mais duas turbinas de 700 megawatts cada uma; a licitaçao internacional para a compra do equipamento deve ser anunciada no início de 2000. Na licitaçao, apresentou-se apenas um consórcio, o Itaipu Eletromecânico (Ciem). As companhias que formam o Ciem, a ABB, Voith, Bardella, Siemens e outros, foram os responsáveis pelas outras turbinas e geradores. O outro consórcio, formado pela Inepar e pela General Electric, nao apresentou proposta. Foi a última licitaçao importante do setor em 1999, um negócio de cerca de US$ 250 milhoes.

As duas turbinas têm um preço considerado barato por analistas de energia, pelo benefício que trará, já que o potencial corresponde a uma hidrelétrica de porte médio para grande.

As duas turbinas devem estar em operaçao dentro de cerca de 24 meses. Atualmente a hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em geraçao, tem a capacidade de geraçao de 12.600 megawatts; com as duas novas máquinas, chegará a 14.000 megawatts, o limite máximo determinado pela sua estrutura.

A compra será financiada pelo consórcio vencedor, para pagamento a longo prazo; a empresa binacional ainda paga dívidas provenientes de sua construçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;