Política Titulo De olho nas eleições
Biometria gera preocupação em Sto.André

Juiz da 306ª Zona Eleitoral pede a votantes de 27 bairros que façam o cadastro ainda neste ano

Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
04/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O juiz eleitoral da 306ª Zona Eleitoral de Santo André, José Francisco Matos, emitiu carta pedindo a eleitores de 27 bairros de Santo André compareçam à zona eleitoral para realizar biometria ainda neste ano.

A alegação do juiz é de que levaria cinco anos para “biometrizar” todos os eleitores que pertencem a 306ª Zona Eleitoral e que isso poderia trazer transtornos nos próximos pleitos.

A zona eleitoral comandada por Matos soma 88 mil eleitores e destes, pouco mais de 40% – aproximadamente 35,2 mil pessoas – já realizaram biometria. Restam ainda 60% – 52,8 mil eleitores – sem cadastro biométrico.

Santo André tem 572.418 eleitores ao todo e até o momento apenas 245.465 eleitores devidamente cadastrados, o que equivale a 42,8% do quórum até janeiro deste ano.

“Santo André contava com dez zonas eleitorais e agora temos apenas seis na cidade, após o rezoneamento determinado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por causa disso muitos eleitores ainda têm o título eleitoral antiga zona. Eles precisam da atualização do título como biometria”, relatou o juiz.

Conforme Matos, é imprescindível que o eleitor realize agendamento através do site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) antes de seguir para sua zona eleitoral.

Para realizar o cadastro, o eleitor tem que se dirigir a unidade cartorária correspondente ao seu domicílio eleitoral e levar RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência atual. O Poupatempo do Shopping Atrium também pode realizar o cadastro. A meta do TSE é concluir a operação em todo o País até 2022.

Confira os bairros: Jardim Campestre, Jardim do Sol, Paraíso, Santa Maria, Jardim Bela Vista, Jardim Boa Vista, Jardim Bom Pastor, Jardim Marieta, Jardim Ocara, Jardim Paraíso, Parque Bandeirante, Tamarutaca, Vila Alpina, Vila Aquilino, Vila Boa Vista, Vila Floresta, Vila Gilda, Vila Guimar, Vila Lea, Vila Lilica, Palmares, Vila Pinheirinho, Vila Príncipe de Gales, Sacadura Cabral, Vila Scarpelli, Vila São João e Vila Valparaíso.

DEMAIS MUNICÍPIOS

São Bernardo, a cidade com o maior número de eleitores do Grande ABC, com 622.491 aptos ao voto, realizou o cadastro de pouco menos da metade do total. Foram 311.015 cidadãos que concluíram a biometria, ou seja, 49,9%.

Dos 333.235 eleitores de Diadema, 145.715 estão cadastrados com biometria, ou seja, 43,7% dos munícipes aptos ao voto. Mauá, que tem 307.463 eleitores, viu 119.233 deles atualizarem os dados na Justiça Eleitoral – 38,7% do total. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;