Esportes Titulo Agora vai?
Santos projeta reformar Chácara Nicolau Moran, em São Bernardo

Espaço, que foi usado por Pelé e companhia, pode ganhar museu e escolinha de futebol

João Victor Romoli
Especial para o Diário
02/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O Santos deu início ontem a um projeto para revitalizar a Chácara Nicolau Moran, em São Bernardo. Algumas das ideias são montar um museu com fotos históricas do clube e escolinha de futebol para as crianças da região. O vice-presidente do Peixe, Orlando Rollo, e o gerente de projetos, Odir Cunha, foram até o espaço, localizado no km 34 da Rodovia Anchieta, acompanhados de engenheiro ambiental para saber o que é possível reformar.

Ao Diário, Rollo explicou os planos para a histórica localidade. “É muito importante para gente revitalizar a chácara. Era uma promessa de campanha. Queremos colocar escolinhas de futebol, receber delegações de fora do País de atletas ainda em formação para fazer intercâmbio, além de espaços para visitações dos sócios. Mas a ideia principal é fazer um museu com exposição. Um espaço como se fosse a concentração do passado, com fotos históricas daquela época. Vamos ter bastante atividades. É patrimônio do Santos, que foi esquecido por outras gestões”, disse.

Inaugurada em 1968, a chácara era um dos segredos do time do Santos nas décadas de 1960 e 1970. O local, com 60 mil metros quadrados, foi usado para concentração e treinos de Pelé, Pepe, Coutinho e por todo elenco vitorioso daquele período, bem como outros grupos que fizeram história no clube, como a primeira geração dos Meninos da Vila (fim da década de 1970), de Nilton Batata, Rubens Feijão, João Paulo e Juari, ou o elenco de Serginho Chulapa, Rodolfo Rodrigues e Paulo Isidoro, que conquistou o Paulistão de 1984.

O Peixe comprou a chácara e colocou o nome em homenagem ao ex-jogador Nicolau Moran, que se tornou dirigente santista. Em 1990, porém, parou de utilizar o lugar, por conta dos deslocamentos do Grande ABC à Baixada Santista.

Orlando Rollo diz que o projeto não custará nada ao Santos e que buscará ajuda por meio de convênios. “A princípio vamos ter ajuda do poder público. Vai ser a custo zero para o Santos, através de parcerias. Este mês apresentaremos o projeto para as pessoas envolvidas. Este espaço é muito importante para nós”, completou.

Este pode ser o começo da equipe fora de Santos, já que o novo presidente, José Carlos Peres, fez promessas de que o clube jogará mais vezes no Pacaembu e que o time vai se desvincular cada vez mais do estádio da Vila Belmiro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;