Nacional Titulo
Brasil e Paraguai firmam acordo para combater tráfico de armas
Por Da Agência Brasil
26/11/2006 | 17:05
Compartilhar notícia


Brasil e Paraguai assinaram nesta semana um memorando de entendimento para a cooperação no combate à fabricação e ao tráfico ilícitos de armas de fogo, munições, acessórios explosivos e outros materiais. O documento foi firmado durante visita do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ao país vizinho. As duas nações também expressaram desejo de fortalecer a cooperação na área policial e entre os Ministérios Públicos.

“Como um fenômeno novo da globalização, o crime organizado também se transnacionalizou e se transformou em uma ameaça real para todos os estados e suas próprias sociedades, por isso a especial relevância do memorando que acabamos de firmar”, avaliou o chanceler paraguaio Rubén Ramírez.

Celso Amorim esteve no Paraguai nos dias 22 e 23 deste mês para discutir temas da agenda bilateral, com ênfase no fortalecimento do comércio entre os dois países  e possibilidades de investimentos brasileiros no Paraguai.

Segundo o ministério de Relações Exteriores, a agenda do chanceler brasileiro incluiu jantar de trabalho com cinco ministros paraguaios e outras autoridades, audiência com o presidente Nicanor Duarte e encontro com empresários paraguaios. “Não vim aqui para fazer promessas, vim aqui para ajudar a criar o quadro político para adiantar algumas negociações que já estão avançadas e para empurrar outras. E também para criar o ambiente para que as travas – como dizem vocês – ao comércio possam ser removidas quando se trate, de fato, de travas sem justificativa”, disse Amorim.

O ministro afirmou que a relação do Brasil com o Paraguai é estratégica e destacou a importância de fortalecer o processo de integração regional. “Os problemas que temos não devem ser vistos sob a ótica da rivalidade, da divergência. Claro, há que se respeitar os interesses nacionais, mas sob a ótica da integração, sob a ótica de uma associação crescente”.

O chanceler paraguaio, por sua vez, destacou o que seu país espera desta relação estratégica: maior abertura do mercado brasileiro para os produtos paraguaios de forma a equilibrar o intercâmbio comercial entre os dois países. “Nesse horizonte, devo destacar o fato de termos consensuado a necessidade de estimular maiores investimentos produtivos de empresas brasileiras no Paraguai e a formação de cadeias produtivas comuns”, assinalou Ramírez.

Em comunicado conjunto assinado pelos dois países, ambos destacaram a necessidade de estimular tais investimentos e formar cadeias produtivas comuns. Também destacaram a importância de se criar mecanismos de apoio a investimentos e de financiamento que reforcem a competitividade dos sócios menores do Mercosul.

Os dois países também reafirmaram seu compromisso de concluir, até dezembro de 2006, as negociações para o estabelecimento de um regime especial de comércio na região de cidades de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. Decidiram ainda impulsionar as relações educacionais e culturais e convocaram reunião da Comissão Mista Cultural e Educacional, que poderá ocorrer em Brasília em março de 2007. A agenda bilateral para o próximo ano incluiu reunião dos Grupos de Trabalho para examinar e apresentar propostas em nível bilateral sobre cooperação em temas migratórios e de desenvolvimento rural e a realização, no primeiro semestre, de um seminário empresarial Brasil-Paraguai sobre investimentos e integração de cadeias produtivas na área de biocombustíveis.

No âmbito do Mercosul, Brasil e Paraguai enfatizaram a importância da coordenação entre os quatro integrantes do bloco nas negociações comerciais internacionais, em particular na Organização Mundial do Comércio, e reconheceram a necessidade urgente de completar as negociações da Rodada Doha. Os ministros ainda reiteraram seu compromisso de continuar trabalhando de maneira conjunta no âmbito do G20.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;