Política Titulo Vereadora afastada
Comissão de ética na Câmara andreense estuda suspender análise do caso Elian Santana

Avaliação é que sem provas não há chance de julgar quebra de decoro

Fabio Martins
06/05/2019 | 07:21
Compartilhar notícia
Anderson Silva 17/3/15


A comissão de ética instaurada na Câmara de Santo André para averiguar quebra de decoro parlamentar no caso envolvendo a vereadora afastada Elian Santana (SD) estuda suspender a tramitação do processo devido à falta de documentação encaminhada pelos órgãos de controle. A avaliação do grupo, presidido por Fábio Lopes (Cidadania), é que sem acesso aos elementos de provas, como depoimentos no MPF (Ministério Público Federal), fica inviável dar andamento ao julgamento da colega de casa. A pendência nos trabalhos duraria ao menos até análise da ação penal.

“Quinze dias atrás, pelo gabinete, até por orientação do departamento da casa, fiz pedido direto (aos órgãos que investigam o caso) para ser mais rápido, de reconsideração da decisão que negou à Câmara o acesso à integralidade dos autos. Estamos aguardando a resposta disso”, justificou o vereador. “Nós não podemos instruir e julgar um procedimento sem ter acesso nem às principais peças de acusação nem ao depoimento da vereadora e suas testemunhas arroladas.”

Outro ponto que engessa o trabalho, segundo Fábio Lopes, é a determinação para que Elian fique afastada do prédio legislativo. “A vereadora está impedida da entrar na casa. A comissão tem limite físico e só pode atuar dentro dos limites da Câmara. Não temos a possibilidade de trabalhar a não ser na Câmara. E ela não pode vir aqui. Temos de criar um procedimento que atenda ao princípio do contraditório e da ampla defesa. Por isso, nós, em reunião com o departamento (técnico) da casa, chegamos à conclusão que, caso não tenhamos acesso à integralidade, vamos pedir a suspensão do processo até o julgamento da ação penal.”

Elian chegou a ser presa quando a Operação Barbour, da PF (Polícia Federal), foi deflagrada, em novembro. Ela foi acusada de integrar grupo que supostamente fraudava o sistema do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para conceder, mediante pagamento, aposentadoria a quem não tinha direito.

À ocasião, Elian também foi afastada do mandato, mas a casa evitou convocar substituto por não ter segurança jurídica sobre o pagamento dos salários. Primeiro suplente do SD, Vavá da Churrascaria ingressou com ação na Justiça para assumir a cadeira. O pleito foi deferido em janeiro e, em fevereiro, Vavá herdou a vaga. No mês passado, a Justiça Federal ratificou o afastamento de Elian das funções até o julgamento do caso.

Elian foi solta por força de habeas corpus em dezembro. Desde então, está com tornozeleira eletrônica. Sua defesa nega as acusações. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;