Esportes Titulo
Mano reúne hoje o grupo que
disputa competição na Argentina
Por das Agências
20/06/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


A primeira competição oficial do técnico Mano Menezes no comando da Seleção Brasileira começa hoje. Os jogadores convocados para a Copa América se apresentam às 12h45 em hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro. A viagem para a Argentina, onde o torneio será realizado, está marcada para amanhã.

Depois de ter fracassado em três amistosos contra seleções de alto nível (derrotas para Argentina e França e empate contra a Holanda), Mano Menezes sabe que é hora de vencer e convencer. Apesar do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ter afirmado que a prioridade é a Copa do Mundo de 2014, não são poucas as chances da campanha na Copa América determinar a continuidade ou não do treinador à frente da equipe.

A Seleção vai atrás do tricampeonato, já que venceu as duas últimas edições: Peru (2004) e Venezuela (2007). "Me sinto pressionado desde que assumi a Seleção Brasileira", costuma dizer o técnico.

Mano Menezes quer corrigir a falta de criatividade no meio e a pouca objetividade no ataque, deficiências perceptíveis nos últimos amistosos contra Holanda e Romênia.

A melhor atuação do Brasil sob o seu comando foi a distante vitória sobre os Estados Unidos, por 2 a 0, em agosto do ano passado, com grande atuação de Neymar, Alexandre Pato e Paulo Henrique Ganso.

A final aguardada por todos no torneio continental é um novo confronto entre Brasil e Argentina, como nas duas edições anteriores. "Todos esperam a Argentina por ser país-sede e vamos fazer tudo para estar lá também", afirma o lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona.

 

No México, Seleção inicia a disputa do Mundial Sub-17

Giuliano, craque do Internacional na conquista da última Copa Libertadores da América, tentou ser campeão do Mundial Sub-17 em 2007, mas não conseguiu. Em 2009, Neymar e Philippe Coutinho também fracassaram. Agora é a vez da geração de Adryan, do Flamengo, e Lucas Piazón, do São Paulo. O Brasil estreia hoje na mais importante competição da categoria contra a Dinamarca, às 17h (de Brasília), na abertura do Grupo F, que também tem Austrália e Costa do Marfim. O Mundial está sendo disputado no México.

Apesar dos fracassos nas duas últimas edições, o Brasil é um dos maiores vencedores do torneio, com três títulos, ao lado da Nigéria, que não se classificou desta vez. O caminho para o tetra é duro. A Dinamarca passeou nas eliminatórias europeias com bom esquema defensivo, liderado pelo capitão Frederik Holst, e os africanos sempre dominam os torneios de base. A Austrália é o mais fraco da chave.

O time brasileiro se apoia em duas revelações: Adryan, meia habilidoso do Flamengo e pupilo de Ronaldinho Gaúcho, e Lucas Piazón, contratado pelo Chelsea por quase R$ 18 milhões, mas que jogará pelo São Paulo até janeiro de 2012, quando completará a maioridade. Os dois foram os pilares do título sul-americano, conquistado em abril.

O técnico Emerson Ávila já sabe o caminho das pedras para uma nova conquista. "Temos uma equipe baixa e sofremos muitos gols de bola aérea. Estamos corrigindo isso. Prefiro explorar a criatividade, marcar forte, sem faltas e não depender do jogo forte de bola aérea."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;