Setecidades Titulo Balanço
Mais Médicos tem 92% das vagas para todo o Brasil preenchidas
Da Redação
24/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Balanço atualizado do Ministério da Saúde aponta que 92% das vagas do novo edital do Programa Mais Médicos já foram preenchidas. Até as 17h de ontem, eram 25.901 inscritos com registro no Brasil. Desse total, 17.519 foram efetivadas e 7.871 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata.

Na apresentação da cidade escolhida, que vai até 14 de dezembro, o médico deve entregar todos os documentos exigidos no edital. Até o momento, 40 médicos já se apresentaram nas unidades básicas de Saúde.

“Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

O edital lançado na última semana pelo Ministério da Saúde prevê 77 vagas de reposição para a região, que até o início do mês tinha 81 profissionais estrangeiros. O governo federal não informou o motivo da diminuição do quadro, incluindo a situação de Rio Grande da Serra, que não será contemplada nesta fase do programa.

Na tentativa de amenizar possíveis impactos no atendimento de pacientes, cidades da região já realizam medidas paliativas para sanar o deficit de profissionais.

Em Mauá, entre as propostas estudadas está a reposição de médicos concursados para preencher 33 vagas de profissionais cubados. Também não está descartada a abertura de um processo seletivo, em esfera municipal, pela contratação de uma nova mão de obra no setor.

Segundo o governo federal, a inscrição de médicos interessados vai até 7 de dezembro pelo site maismedicos.gov.br que já apresenta estabilidade. No momento da abertura das inscrições para o novo edital, o Sistema do Mais Médicos recebeu mais de 1 milhão de acessos simultâneos.

Para comparação, é mais que o dobro do número de médicos em atuação no País. A alta procura dos profissionais e os ataques cibernéticos ao sistema de cadastramento provocaram lentidão no sistema e, por isso, o Ministério da Saúde prorrogou as inscrições.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;